São Paulo, quinta-feira, 05 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW

DVD registra ótima turnê que vem ao Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Fãs de U2, animai-vos: a julgar pelo recém-lançado DVD "Vertigo 2005: U2 Live from Chicago", o show que o Brasil deve ver em 20 e 21 de fevereiro próximo (no Morumbi, em São Paulo) é muito melhor do que o que o país viu em janeiro de 1998, quando Bono, The Edge, Larry Mullen e Adam Clayton se apresentaram pela primeira vez por aqui, no Rio e em SP.
Enquanto em 1998 a banda veio com a PopMart tour, baseada no repertório do fraquíssimo "Pop" (1997), a turnê Vertigo se ampara nos dois discos de inéditas que a banda lançou desde então, os bons "All that You Can't Leave Behind" (2000) e "How to Dismantle an Atomic Bomb" (2004).
No show gravado em Chicago e transformado em DVD, a principal diferença entre as duas turnês fica clara e pode ser resumida em uma única palavra: rock. Em "Pop", o U2 flertava com a dance music, mas nos inéditos subseqüentes a banda voltou a fazer o som que lhe deu fama.
A abertura já é arrasadora: em um palco circular, circundado por uma grande passarela, a banda emenda em seqüência "City of Blinding Lights" e as pauladas "Vertigo" e "Elevation", duas das melhores músicas do U2 em décadas. Logo depois, volta ao primeiro disco ("Boy", de 1980), com "The Electric Co.", "An Cat Dubh" e "Into the Heart", e retorna ao presente, com a poderosa "Beautiful Day". Nada de "Mofo", nada de "Discothéque", o clima aqui é rock" n" roll.
Os hits? Estão aqui, e tocados vigorosamente, não nas versões meia-boca da turnê de 1998: "New Year's Day", "Sunday Bloody Sunday", "Pride (In the Name of Love)", "Where the Streets Have no Name", "One", "Misterious Ways"...
E, se a PopMart tour veio amparada em um muito comentado circo tecnológico (maior telão do mundo, a banda flutuando em uma bolha/limão), a turnê Vertigo não fica atrás: além da passarela que permite uma aproximação maior entre banda e público, o palco fica em uma posição central, permitindo uma visão de 360º. Quanto aos telões, eles são formados por fileiras de bolas dispostas como em um colar.
Agora é torcer para que a banda traga exatamente esse aparato (e repertório) ao Brasil.


Vertigo 2005
    
Artista: U2
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 60, em média


Texto Anterior: Música: U2 busca a "melhor canção do mundo", diz The Edge
Próximo Texto: Cerveja no prato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.