São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

PROCURA-SE UMA HERDEIRA
Bandeirantes, 13h. (Can It Be Love). EUA, 1992, 90 min. Direção: Peter Maris. Com Richard Beaumont, Mary Ann Moxon. Uma detetive contrata dois rapazes azarados (perderam carro e dinheiro durante as férias, na Flórida) para ajudá-la a achar uma herdeira tão rica quanto desaparecida.

O FANTASMA DO BARBA NEGRA
SBT, 13h45.
(Blackbeard's Ghost). EUA, 1969, 107 min. Direção: Robert Stevenson. Com Peter Ustinov, Suzanne Pleshette, Dean Jones, Elsa Lanchester. O fantasma de Barba Negra retorna à taverna onde o pirata pontificou quando em vida, a fim de livrar o local dos mafiosos que pretendem se apossar dele.

SUPERXUXA CONTRA O BAIXO ASTRAL
Globo, 15h30.
Brasil, 1988, 86 min. Direção: Anna Penido. Com Xuxa Meneghel, Jonas Torres. Xuxa quer um mundo melhor e conclama seus amigos baixinhos a lutar com ela. O vilão Baixo Astral quer um mundo pior e tem de enfrentar a nova situação.

NOITE DO SILÊNCIO
CNT/Gazeta, 21h30.
(Blind Terror ou Silent Night, Deadly Night 3). EUA, 1989, 90 min. Direção: Monte Hellman. Com Robert Culp, Samantha Scully. Terceiro filme da série "Natal Sangrento", do qual se pode dizer que foi curiosamente dirigido por Monte Hellman, em todos os sentidos. Primeiro, porque não é essa a praia de um diretor de vanguarda. Segundo, porque trabalha com inventividade certos elementos presentes nesse gênero de filmes (terror em série). A história diz respeito a um médico que, como experiência, liga o cérebro de um criminoso, psicopata até a raiz dos cabelos, ao de uma sensitiva, que passa a viver pesadelos tormentosos. Filme por vezes animador, por vezes pífio, mas sempre desconcertante.

A ARTE DA EXTORSÃO
Bandeirantes, 21h30.
(Nimbo no Onna). Japão, 1992, 110 min. Direção: Juzo Itami. Com Nobuko Miyatomo, Akira Takarada. Hotel contrata advogada, com a qual pretende se ver livre das chantagens da Yakuza, a máfia japonesa. O tempo dirá que não é tão fácil livrar-se dos mafiosos. Itami trata do assunto em tom de comédia (fato que não lhe evitou problemas com a Yakuza, pelo contrário). Embora Itami seja valor um tanto inflado, vale conferir. Inédito.

INTERCINE 1
Globo, 23h55.
Exibe-se o mais votado entre "Evidências de um Crime" (1995, de Michael Scott, com Mel Harris, James Pickens Jr.) e "Despertar para a Vida" (1992, de Neal Jimenez/Michael Steinver, com Eric Stoltz, Wesley Snipes).

INTERCINE 2
Globo, 1h55.
As opções são "Dragnet: Desafiando o Perigo" (1987, de Tom Mankiewicz, com Dan Aykroyd, Tom Hanks) e "Código do Silêncio" (1985, de Andrew Davis, com Chuck Norris, Henry Silva).

OBSESSÃO SEXUAL
Bandeirantes, 2h05.
(Sexual Response). EUA, 1993, 88 min. Direção: Yaki Yosha. Com Catherine Oxenberg, Emile Levisetti. Escultor inicia ardente caso amoroso com sua terapeuta. É bom saber desde já: o marido da terapeuta é um maníaco homicida. Em todo caso, vale a gozação.

TV PAGA
Um Chabrol grave e suave

da Redação

"Um Assunto de Mulheres" (Eurochannel, 22h), diz ironicamente o título do filme de Claude Chabrol, de 1988. Mas a mulher que pratica abortos -e será a última mulher executada na França- é julgada por homens.
Levado com mão de mestre -e com a presença de uma Isabelle Huppert memorável no papel central-, esse drama ao mesmo tempo grave e suave é um dos pontos altos produzidos pela geração da nouvelle vague nos anos 80.
Já "Alma Corsária" (Canal Brasil, 2h) anuncia o retorno do cinema brasileiro, nos anos 90, à maneira muito pessoal de Carlos Reichenbach: um filme íntimo e não linear, que busca recuperar o calor e a beleza da amizade. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.