São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCO - LANÇAMENTOS
Três shows inéditos no Brasil aportam no país em álbuns lançados no final do ano passado

PEARL JAM
LÚCIO RIBEIRO
Editor interino da Ilustrada

O grito uníssono da multidão vai se intensificando ao fundo, à medida que a guitarra começa a fazer ruído. Os outros instrumentos são ouvidos. A música começa e a platéia delira. Daí vem a voz: "A espera me deixou louco... Você finalmente está aqui e eu estou completamente perturbado".
A canção é "Corduroy", a voz é de Eddie Vedder, a banda é Pearl Jam e o disco é "Live on Two Legs".
Vigoroso primeiro registro ao vivo da banda de Seattle, "Live on Two Legs" foi lançado no final de novembro nos EUA, apenas dois meses depois que a turnê americana do álbum "Yield" chegou ao fim. A Sony brasileira deve colocar o disco nas lojas do país até o fim de janeiro.
As 16 faixas de "Live on Two Legs" são o testemunho sonoro de uma turnê histórica. Bravo sobrevivente da última revolução roqueira da década (e lá se vão uns dez anos...), integrante de um exército liderado pelo Nirvana e cuja vestimenta de guerra eram camisas de flanela, gorros e bermudas rasgadas, o Pearl Jam demonstrou nos shows do último verão americano um gás juvenil.
A própria banda acredita que nunca tocou tão bem em sua história quanto nessa última turnê, que começou em junho na cidade de Missoula, Montana.
As apresentações que compõem esse maravilhoso "Live on Two Legs" representam a primeira tour americana de larga escala do Pearl Jam, desde que o grupo encarou uma batalha judicial pesada em 1994 contra a Ticketmaster, a gigante americana do mundo dos espetáculos que monopoliza a venda de ingressos e para isso arranca nos preços taxas altíssimas.
Pode não ter sido à toa a escolha de "Corduroy", com suas fortes primeiras linhas, para ser a faixa 1 do álbum ao vivo.
"Live on Two Legs" apresenta a mais recente configuração para show ao vivo do Pearl Jam, que inclui o baterista Matt Cameron, ex-membro do Soundgarden, outra saudosa banda de primeira da velha Seattle.
No disco, Vedder desfila soberano as canções dos cinco álbuns de carreira de sua banda, mostrando que ainda está bem acesa a sua luz de rock star.
"Corduroy", "Given to Fly", "Hail, Hail", "Daughter" e "Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town", como diria o escritor britânico dos rankings Nick Hornby, deve estar na lista das cinco melhores músicas que abriram um disco.
A mesma elegia pode ser usada para descrever a metade final do álbum, onde estão alojados cinco petardos como "Even Flow", "Do the Evolution", "Better Man", "Black" e "Fuckin' Up", essa última de Neil Young, que já tinha sido evocado em "Daughter", que sofreu bonita intersecção com a lendária "Rockin' in the Free World".
Se o Pearl Jam for lembrado, daqui a cinco ou dez anos, pelos mais novos, como "aquela banda de 1998", isso será por causa de "Live on Two Legs".
²
Disco: Live on Two Legs Banda: Pearl Jam Lançamento: Epic/Sony (importado) Onde: os discos citados nesta página (Pearl Jam, Spiritualized e Portishead) podem ser encontrados/encomendados nas lojas London Calling (tel. 011/223-5300), Sweet Jane (tel. 011/228-4847) e Bizarre (tel. 011/ 220-7933)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.