São Paulo, domingo, 05 de fevereiro de 2006

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CINEMA

Atores e profissionais ligados a Hollywood injetam US$ 120 milhões na economia local com cirurgias e serviços de beleza

Oscar faz aumentar procura por plásticas

MICHAEL WHITE
DA BLOOMBERG

Em Beverly Hills, a contagem regressiva para a cerimônia do Oscar, em 5 de março, é um turbilhão de provas de vestidos, passagens pelo cabeleireiro, maquiadores e consultas com cirurgiões plásticos. Nos meses que antecedem o Oscar, os médicos que rejuvenescem rostos envelhecidos ficam sobrecarregados. Os indicados ao Oscar cujos nomes foram anunciados na semana passada têm em torno de um mês para marcar suas injeções anti-rugas, antes da cerimônia.
"É impossível marcar hora com costureira ou com cirurgião plástico nos três meses que antecedem o Oscar", diz a comediante Joan Rivers, que vai cobrir a cerimônia para a revista "TV Guide Channel". "É uma indústria baseada na juventude e na beleza."
Rivers conta que em seus 72 anos de vida já fez dois liftings faciais, uma cirurgia no queixo e "outras coisinhas mais". Antes da cerimônia no Kodak Theater, ela ainda pretende fazer algumas injeções de botox.
Os serviços adquiridos para a grande noite do Oscar contribuem com mais de US$ 120 milhões (aproximadamente R$ 267 milhões) para a economia local, segundo Jack Keyser, economista-chefe do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Los Angeles.

Tudo pelo sigilo
Os pacientes do cirurgião plástico Garth Fisher, cujos serviços estão no "reality show" "Extreme Makeover", podem entrar em seu consultório em Beverly Hills por uma entrada particular, para evitar passar pela sala de espera. "O sigilo é de extrema importância. Fazemos qualquer coisa nesse sentido", diz Fisher.
O cirurgião plástico Babak Azizzadeh conta que suas consultas aumentam em até 20% nos meses que antecedem o Oscar. A correria começa em novembro e dezembro, quando as clientes programam liftings e procedimentos oculares e de rosto cuja recuperação leva algumas semanas.
Um "rejuvenescimento facial" feito por Azizzadeh pode consistir em uma série de injeções de Restylane, um gel transparente e biodegradável que confere mais volume ao rosto e custa pelo menos US$ 600 (R$ 1.300).
Embora o botox ainda seja muito procurado, os pontos onde as injeções são aplicadas precisam ser escolhidos com cuidado, segundo o cirurgião Steven Hoefflin. Um excesso de botox pode fazer o rosto "congelar", ele explica. De acordo com Azizzadeh, esse risco faz com que alguns atores hesitem em recorrer ao botox. "Os diretores não gostam de ver seus rostos sem expressão."
Um lifting de olhos e sobrancelhas, que inclui o preenchimento das olheiras, custa entre US$ 6.000 e US$ 10 mil (R$ 13,3 mil e R$ 22,2 mil). Liftings faciais completos custam entre US$ 15 mil e US$ 20 mil (R$ 33,3 mil e R$ 44,4 mil) .
O dermatologista Howard Murad conta que, antes da temporada das premiações, algumas de suas clientes célebres costumam iniciar um tratamento de cinco semanas de duração de nutrição e suplementos, capaz de reduzir as marcas de expressão do rosto em até 34%. Um tratamento completo custa até US$ 1.750 (R$ 3.900).
A maquiadora Valerie Sarnelle diz que todos os anos ela dá de presente bens e serviços no valor de US$ 10 mil (R$ 22,2 mil) às celebridades que se preparam para o Oscar. Em troca, ela ganha o direito de divulgar que Nicole Kidman, Pamela Anderson, entre outras, estão entre as suas clientes.
"As estrelas não pagam. Você tem sorte quando consegue convencê-las a usar seus produtos, para poder divulgar que elas os usam", diz Sarnelle. Para as clientes pagantes, uma maquiagem digna custa US$ 500 (R$ 1.100).
Jimmy Snyder, proprietário da Jimmy Jimmy Coco's Mobile Tanning Pros, explica que é preciso tomar cuidado com as soluções líquidas de bronzeamento. A atriz Eva Longoria, de "Desperate Housewives", elogiou o trabalho de Snyder durante a entrega do Globo de Ouro do ano passado. Em uma entrevista a um programa de TV, a atriz disse: "Você fica parada em pé, pelada, na sala da sua própria casa", enquanto Snyder pulveriza a solução sobre o corpo da cliente. De acordo com Snyder, as clientes mais tímidas não tiram o biquíni.


Tradução Clara Allain

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