UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

A primeira impressão não é o que conta

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"O Pianista" divide-se em três partes. Na primeira, Roman Polanski trata da ocupação de Varsóvia pelos nazistas e da criação do infame gueto para os judeus da Polônia. Na segunda, ocupa-se da vida do pianista Wladyslaw Szpilman após sua família ser deportada até fugir do gueto. A parte final cuida de como Szpilman sobrevive numa cidade sob ocupação inimiga, das relações que estabelece, de seus padecimentos.
Não é relevante saber que o pianista atravessa toda a história (não se dá nome a um filme por acaso), as surpresas vêm no fim. Essenciais são as mudanças de tratamento do filme.
O início faz pensar na acusação feita por Godard de que Spielberg "reconstruiu Auschwitz" ao filmar "A Lista de Schindler". Com efeito, foi a senha para uma espécie de "gênero Holocausto".
Polanski não foge da banalidade ao narrar os horrores do gueto de Varsóvia: nazistas chicoteiam gente como nos espetáculos dedicados ao Império Romano; somos submetidos a fuzilamentos em primeiro plano etc.
A segunda parte é descritiva e refere-se às lembranças da juventude do diretor na época da guerra (a não esquecer: ele é polonês). O filme sobe, mas não muito.
Quando estamos perdendo as esperanças, uma reviravolta: entramos nos últimos dias da guerra e, finalmente, Polanski lança a sua questão. O que é sobreviver na guerra, o acaso em que o destino de cada um é projetado, o aspecto sombrio, caótico e risível do humano.
Ao lado do caos, da dor, da insignificância há também o sublime: a arte, aqui representada pela música. Se a primeira impressão é a que conta, "O Pianista" merecia ser execrado. Se é a última, terá merecido os "n" prêmios que ganhou.


O Pianista
The Pianist
   Direção: Roman Polanski Produção: EUA, 2002 Com: Adrien Brody, Emilia Fox Quando: estréia nos cinemas na próxima sexta-feira



Texto Anterior: Ator emagreceu 12 quilos para o filme
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.