UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL

Festival exibe lirismo de Joaquim Pedro

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

Participante do primeiro time do cinema novo, Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) construiu uma obra única, marcada pelo lirismo e pela exaltação de uma certa brasilidade.
O Festival Joaquim Pedro de Andrade, que o Canal Brasil inicia nesta sexta-feira, permitirá o conhecimento ou a revisão de uma boa parte dessa filmografia pouco extensa, mas luminosa.
O festival será aberto por um "Retrato Brasileiro" sobre o próprio cineasta, a cargo de seu amigo Mario Carneiro, fotógrafo de seus primeiros longas.
Filho do escritor e crítico Rodrigo Melo Franco de Andrade, Joaquim Pedro era afilhado de Manuel Bandeira e conviveu com gente como Drummond e Pedro Nava. Vem talvez daí a inspiração literária de muitos de seus filmes.
Seu primeiro longa de ficção, o magnífico "O Padre e a Moça" (1965), é uma tragédia ético-amorosa ambientada numa Minas profunda e inspirada no poema homônimo de Drummond. O filme passa dia 21. Já "Macunaíma" (1969), programado para o dia 29, é uma deliciosa versão tropicalista do clássico de Mário de Andrade, com atuações memoráveis de Paulo José e Grande Otelo.
Joaquim Pedro não foi tão feliz ao explorar o universo de Oswald de Andrade em seu último longa, "O Homem do Pau-Brasil" (1981), em que o próprio Oswald é representado por dois atores, Flávio Galvão e Ítala Nandi.
"Os Inconfidentes" (1972), realizado por ocasião dos 150 anos da Independência, é uma peça política rigorosa, de matiz brechtiano, que não condiz muito com o estilo do cineasta. Dos seis longas de Joaquim Pedro, o único que não está no festival é "Guerra Conjugal" (1974), saborosa adaptação dos contos de Dalton Trevisan.
Em compensação, o essencial "Garrincha, Alegria do Povo" (1962) está aí para mostrar que o cineasta também se comovia com a arte mais popular do futebol.


FESTIVAL JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE. Onde: Canal Brasil. Quando: de sexta (dia 7) a 11/4, a partir das 23h.


Texto Anterior: Música: Revista diz que Michael Jackson pagou por vodu
Próximo Texto: Marcelo Coelho: A organização complicada do simples ato de voar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.