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Crítica/"Valleys of Neptune"
Nas mãos de Jimi Hendrix, a guitarra é capaz até de gritar
Em álbum de gravações inéditas, músico se atira nos solos e mostra que era muito mais ousado do que Eric Clapton
EDGARD SCANDURRA
ESPECIAL PARA A FOLHA
Eu me lembro muito
bem quando, em minha
casa, chegou a notícia
da morte do guitarrista Jimi
Hendrix.
Minha mãe chorou, meu irmão ficou de luto, vestindo
uma faixa preta em todas as
suas camisas, e eu, com oito
anos, senti a perda de uma pessoa que frequentemente visitava minha pequena vitrola, em
que eu enfiava a orelha no pequeno alto-falante para ouvir,
da melhor maneira, os solos e
as composições que alguns
anos depois me influenciaram.
E me dando aquela ponta de
orgulho por ele ser o maior guitarrista de todos e por ser, como eu, canhoto.
Anos depois, eu descubro que
ele foi daqueles gênios que se
deixavam explorar por pessoas
inescrupulosas -inclusive por
seu pai que, mesmo com seu filho mais famoso ainda vivo,
motivava conversas e rumores
sobre como seria dividido o seu
riquíssimo espólio.
Tanto que em suas biografias
é comum a sua vida ocupar metade dos livros, enquanto a outra metade é dedicada aos problemas entre familiares e donos de gravadoras por onde ele
deixou obras muita vezes apenas para cumprir contratos exploradores.
Onde ele era obrigado, por
força desses contratos, a dar
praticamente de graça horas e
horas de gravações que ainda
hoje fazem a alegria de seus milhares de fãs, ainda órfãos daquele que foi e será o maior guitarrista de todos os tempos.
Neste "Valleys of Neptune",
encontramos faixas como "Fire", que mostra a força do trio,
em uma versão especial. O
Mitch Mitchell está na mesma
altura de Keith Moon (The
Who) e John Bonham (Led
Zeppelin): um baterista completo, que veio da escola de jazz.
Isso é visto nessa versão explosiva de "Fire".
Já em "Sunshine of Your Love", em um "take" instrumental, ele dá uma "puxada de tapete" no Eric Clapton, do Cream,
grupo que fez "Sunshine...".
Hendrix se atirava nos solos,
era muito mais ousado do que
Clapton.
A versão de "Red House"
aqui não é das minhas favoritas,
mas mostra as origens do Hendrix, que trabalha muito bem as
notas musicais, trabalhava bem
com guitarra limpa, como é o
caso também de "Stone Free",
em que ele usa só a saturação
do amplificador.
O disco expõe, em cada faixa,
o artista, cantor, letrista, arranjador e revolucionário músico
que em poucos anos mostrou
que uma guitarra é capaz de gritar, até de falar, nas mãos desse
homem, que hoje divide o espaço com Beethoven, Van Gogh e,
quem sabe, com Jesus Cristo.
EDGARD SCANDURRA é músico
VALLEYS OF NEPTUNE
Artista: Jimi Hendrix
Lançamento: Sony
Quanto: R$ 30, em média
Avaliação: ótimo
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