São Paulo, quinta, 5 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERCÂMBIO

"Anahy de las Misiones" faz sucesso entre argentinos

LÉO GERCHMANN
de Buenos Aires

As apresentações de anteontem do filme brasileiro "Anahy de las Misiones" sintetizaram o sucesso que está fazendo a terceira edição do evento Porto Alegre em Buenos Aires, intercâmbio cultural e administrativo implementado pelas prefeituras das duas cidades.
"Anahy de las Misiones" teve três sessões na sala Leopoldo Lugones, do teatro San Martín. Às 14h30, 73 pessoas assistiram ao filme. Às 18h, 125. Às 21h, 195. "Anahy" emocionou, divertiu e surpreendeu o público portenho.
Algumas expressões tipicamente espanholas (comuns também no Rio Grande do Sul) utilizadas no filme tiraram do público sorrisos e comentários de aprovação.
"Sei que há gaúchos brasileiros, que tomam mate (chimarrão) e usam expressões iguais às nossas, e essa familiaridade dá uma sensação diferente e boa", comentou Raúl Fernández, um dos espectadores que esperaram para aplaudir de pé o filme depois dos créditos, na última sessão.
Ou seja, "Anahy de las Misiones", com paisagens pampianas, conflitos separatistas (a Revolução Farroupilha), bombachas, chimarrão e uma mistura de idiomas, foi aprovado por Buenos Aires.
"Cruzamos o Prata com a certeza de que, assim, estabelecemos as bases para a verdadeira integração", disse o prefeito de Porto Alegre, Raul Pont (PT).
Consulta popular
Convidado pelo prefeito de Buenos Aires, Fernando de la Rúa (UCR), Pont vai assistir a reuniões de instalação do orçamento participativo, modelo de consulta popular existente desde 89 em Porto Alegre.
Numa consulta experimental, os bairros de La Boca e Barracas pediram a ampliação das linhas de metrô até o sul de Buenos Aires.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.