UOL


São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Paulicéia desvairada

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 450 anos da cidade de São Paulo serão comemorados só em janeiro próximo, mas o mercado editorial brasileiro já passeia por essas garoas. A Boitempo saiu na frente, lançando em 2002 a coleção "Paulicéia", de livros variados sobre a cidade. Em futuro próximo outras fornadas paulistanas virão.
A Paz & Terra lança este semestre a ambiciosa coleção São Paulo. Com 20 obras já listadas, a série dirigida pela historiadora Paula Porta terá ensaios inéditos e obras de grandes e esquecidos nomes, como Afonso Schmidt.
Ainda em abril, outra obra com esse perfil, "Belènzinho, 1910", de Jacob Penteado, abre série paulistana das jovens editoras Carrenho e Narrativa Um. As duas, associadas à editora Carbono 14, também terão o clássico "São Paulo Naquele Tempo", de Jorge Americano.
É só o começo. Já em curso, estão a série Avenida Paulista, da Ediouro, e uma "biografia" de São Paulo por Roberto Pompeu de Toledo, para a Objetiva.

MENOS É MAIS
Circula pela internet uma "corrente" pouco comum. Um grupo de intelectuais articula uma carta para a editora Bem-Te-Vi sugerindo que ela lance uma versão "econômica" do recém-publicado "Carlos & Mário", com cartas entre Drummond e Mário de Andrade, que sai por R$ 190.

PRATELEEEEIRAS
Semana agitada no cenário das estantes brazucas. A livraria Cultura inaugura na terça a primeira unidade fora de São Paulo, no shopping Bourbon, em Porto Alegre, com maiúsculos 2.300 m2. Hoje abre na Aclimação, Sampa, a charmosa Livraria da Época.

PONTAPÉ INICIAL
A distribuidora Disal lança os primeiros livros de sua editora, homônima. São eles "Perguntar Ofende!", de José Nello Marques, sobre jornalismo, e "O Inglês na Marca do Pênalti", de Ulisses Wehby de Carvalho, com termos do esporte em inglês que fazem parte do cotidiano.

RESGATE
Clássico esquecido por aqui das letras dos EUA, Willa Cather (1873-1923) terá seu "Minha Antonia" lançado pela editora Códex em agosto.

MEMOREX
O governo do Mato Grosso do Sul liberou R$ 25 mil para edição do importante "Memórias", de Visconde de Taunay, que está sendo coordenada pelo professor da UFSC Sérgio Medeiros.

elek@folhasp.com.br

 HOJE A Nankin Editorial lança na livraria Duas Cidades (tel. 3331-5134) os livros "Peixe e Míngua", de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, "A Soleira e o Século", de Iacyr Anderson Freitas, e "Um Defunto Estrambótico", de Valentim Facioli.0 HOJE Tatiana Belinky autografa "Um Caldeirão de Poemas" na livraria da Vila (tel. 3814-5811) 0 QUINTA Mayana Zatz, Fernando Reinach e João Carlos Setúbal falam sobre 50 anos do DNA na Cultura/Villa-Lobos (tel. 3024-3599).


Texto Anterior: "Adorável comunista": A antropologia do consumo baiano
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.