São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pushing Daisies" marca nova era dos estúdios

Série que estréia na Warner vazou na rede dois meses antes de chegar à TV dos EUA

Protagonista da série usa poder para ressuscitar mortos e investigar crimes; estúdio não confirma se estratégia foi intencional

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Antes mesmo de estrear, a série "Pushing Daisies", que chega ao Brasil via Warner Channel na próxima quinta, já tinha atrativos suficientes para garantir atenção: um diretor famoso (Barry Sonnenfeld, de "Homens de Preto"), um produtor idem (Bryan Fuller, de "Heroes") e um bom mote (o protagonista tem o poder de ressuscitar mortos e o usa para investigar assassinatos).
Ela acabou ganhando fama, no entanto, como ponta-de-lança de um novo movimento, ao vazar para a internet dois meses antes de estrear na TV (dos EUA; quase nove meses antes do Brasil, portanto).
Além da precocidade, o vazamento chamou a atenção porque foi, aparentemente, feito de propósito, por um executivo da Warner, segundo noticiaram sites e jornais na ocasião.
O estúdio não assumiu abertamente o vazamento -a indústria se declara contra o download em sites de trocas de arquivos do tipo "peer-to-peer", de usuário para usuário-, mas o marco de uma nova tática de divulgação ficou evidente, pois diversas séries inéditas de outros estúdios também apareceram on-line, como "A Mulher Biônica" e "The Sarah Connor Chronicles".
"Não sei se vazaram de propósito, porque eles têm uma obrigação com os anunciantes que compram espaço na TV, mas sei que funcionou, porque criou bastante expectativa em torno da estréia da série", disse à Folha o ator Lee Pace, que faz o protagonista Ned e veio a São Paulo para divulgar o seriado.
"Acho que é uma ótima idéia, é um marketing agressivo. Muito do conteúdo televisivo já está ficando disponível on-line, a idéia de que você tem que esperar uma semana e sentar em frente à TV às 20h está saindo de moda. Quanto mais maneiras as pessoas tiverem de assistir ao que gostam, melhor", diz Pace, que, afinado com as preocupações da indústria, acrescenta rapidamente um "desde que todos possamos continuar no negócio".


PUSHING DAISIES
Quando:
estréia na próxima quinta, às 21h
Onde: na Warner


Texto Anterior: Japoneses usam a escala em mostras
Próximo Texto: Televisão: NBC anuncia derivado de "The Office"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.