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DVD/Crítica/"Treasures IV: American Avant Garde Film 1947-1986"
Caixa revive os tempos da contracultura nos EUA
Sai nos Estados Unidos compilação que reúne produções de Andy Warhol e outros
SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON
Kevin Costner, que já viu melhores dias e filmes, disse certa
vez que não ligava para críticas.
"Afinal, não faço filmes que são
de vanguarda ou incompreensíveis". Para os que não pensam
como o ator de "Promessas de
um Cara-de-Pau" (2008), acaba de sair nos EUA "Treasures
IV: American Avant Garde
Film 1947-1986".
A quarta caixa da série da National Film Preservation Foundation, criada pelo Congresso
em 1996 e baseada em San
Francisco, na Califórnia, reúne
alguns dos mais importantes
nomes norte-americanos dessa
forma de expressão cinematográfica, cujo exemplar historicamente mais conhecido talvez
seja "Um Cão Andaluz", obra-prima de 1929 de Luis Buñuel
(1900-1983) e de Salvador Dalí
(1904-1989).
Todos compreensíveis, são
26 filmetes, com durações que
vão de 3 minutos a 36 minutos,
num total de pouco mais de 5
horas, o mais antigo dos anos
40 ("By Night with Torch and
Spear", de Joseph Cornell), o
mais recente de 1986 ("Fake
Fruit Factory", de Chick
Strand). O grosso da amostragem, no entanto, é dos anos 60,
o auge do movimento de contracultura nos EUA, onde a
produção desse tipo de cinema
encontrou porto seguro.
É dessa confluência, por
exemplo, que sai o autor mais
conhecido do grande público
entre os presentes na caixa, o
americano de ascendência eslovaca Andy Warhol (1928-1987). É dele "Mario Banana
(No.1)", curta colorido de 4 minutos de 1964, parte dos mais
de 600 filmes feitos pelo rei da
pop art entre 1963 e 1976.
Por 240 excruciantes segundos, o espectador assiste o performer Mario Montez descascar e degustar uma banana. A
lente está parada o tempo todo
em close-up, não há som, e o artista usa luvas, maquiagem, tiara e peruca. Se é o título mais
facilmente identificável do
conjunto, não é o melhor.
Quem leva o troféu é "Go! Go!
Go!", curta de 11 minutos feito
entre 1962 e 1964 em velocidade alterada, um dos grandes registros em filme da ilha de Manhattan.
A autora é Marie Menken, casada com Willard Maas -a dupla de intelectuais teria servido
de inspiração ao dramaturgo
Edward Albee para os personagens Martha e George de
"Quem Tem Medo de Virginia
Woolf?" (1962). Morreram em
1970, ela primeiro, ele quatro
dias depois.
Restaurados com dinheiro
federal, os filmes são em sua
maioria inéditos em DVD -alguns inéditos mesmo em exibição pública digna desse nome.
Como escreve Martin Scorsese
no livro de apresentação da caixa, no auge do movimento de
vanguarda muitas vezes "os filmes eram exibidos em lofts, em
cafeterias, em quintais".
Por fim, não passará despercebida pelo espectador a ironia
de que uma vertente do cinema
tão importante para o meio como os musicais ou os westerns
só chegue ao DVD num momento em que o suporte parece
caminhar para a extinção.
TREASURES IV: AMERICAN
AVANT GARDE FILM 1947-1986
Direção: vários
Lançamento: National Film
Preservation Foundation
Quanto: US$ 40,50 (cerca de R$ 90,
mais taxas, na www.amazon.com)
Avaliação: ótimo
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