São Paulo, sexta-feira, 05 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre, aos 47 anos, a atriz Sandra Bréa

ALEXANDRE MARON
da Sucursal do Rio

A atriz, cantora e dançarina Sandra Bréa, 47, morreu ontem, às 10h56, em sua casa, no condomínio Colina Verde, no bairro de Jacarepaguá (zona oeste do Rio), após uma parada respiratória.
Ela revelou ser portadora do vírus HIV em 1993 e sofria de câncer no pulmão. A atriz casou-se três vezes e deixa um filho, Alexandre, que adotou em 1981.
Uma das artistas mais populares da Rede Globo na década de 70, atuou em diversos programas humorísticos, musicais e novelas, além de filmes e peças teatrais (confira ao lado alguns momentos da carreira de Bréa).
Sua última aparição em novelas foi em 1992, em "Felicidade", um ano antes de se revelar portadora do HIV (leia texto nesta página).
Nas últimas semanas, correram boatos sobre o agravamento do estado de saúde da atriz. Ela própria respondia ao telefone que, descontadas as dificuldades da doença, estava bem.
Em dezembro do ano passado, o câncer foi diagnosticado, e a atriz foi submetida a uma cirurgia para a retirada de tumores do pulmão. Mas o câncer já entrara em metástase (surgira em outros órgãos), e Bréa tinha dificuldades para falar e se locomover.
A amiga Altair Moreira, que cuidava de Sandra, diz que ela era "uma guerreira", porque não a viu se abater com as dificuldades impostas pela enfermidade. "Ela estava sempre brincando, tinha uma personalidade cativante e não se deixava vencer", afirma.
Nos últimos dois meses, a atriz passou a contar com os cuidados de enfermeiros que a assistiam 24 horas por dia. Precisava se alimentar com uma dieta especial e tomar diversos remédios.
"Ela estava cansada da doença, de tomar todos aqueles remédios. Mas sempre foi muito amável, eu vou sentir a sua falta", conta o caseiro de Sandra Bréa, José Carlos Costa Santana, 28.
Segundo ele, que trabalhava para a atriz há pouco mais de um ano, ela estava muito triste porque vinha adoecendo com frequência nos últimos meses.
Sandra fora ao médico anteontem e chegou a falar com Santana no início da manhã de ontem, poucas horas antes de morrer. O caseiro saiu para fazer compras achando que ela estava bem
"Ela me pediu que comprasse umas pêras e maçãs, porque não podia ficar comendo qualquer coisa. Essa foi a última vez que a vi", afirma Santana.
O corpo de Sandra Bréa foi velado desde o fim da tarde de ontem na capela número 2 do cemitério São João Batista, em Botafogo (na zona sul do Rio). Até as 18h30, somente alguns familiares e amigos foram até lá. A atriz será enterrada hoje no mesmo cemitério em que esteve sendo velada, às 10h.


Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: A mesmice na arte pode ser uma chatice
Próximo Texto: Auge aconteceu na década de 70
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.