São Paulo, sábado, 05 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diplomata se diz decepcionado com linha dura

DE WASHINGTON

Lincoln Gordon foi embaixador norte-americano no Brasil entre 1961 e 1966, sob as Presidências de Jânio Quadros, João Goulart e Castello Branco.
Embora tenha apoiado o golpe que derrubou Goulart em 1964, Gordon se diz decepcionado com a ascensão da linha dura militar e com a supressão de direitos políticos e individuais no país.
Entre 1966 e 1968, serviu em Washington como secretário de Estado assistente. Ex-professor de relações econômicas internacionais em Harvard (1955-61) e ex-presidente da Universidade Johns Hopkins, Gordon dirigiu o Plano Marshall (1952-55), coordenando o processo de reconstrução européia. Hoje, o ex-embaixador é professor convidado do Instituto Brookings. (MARCIO AITH)


BRAZIL'S SECOND CHANCE: EN ROUTE TOWARD THE FIRST WORLD - (A Segunda Chance do Brasil: A Caminho do Primeiro Mundo). De: Lincoln Gordon. Editora: Brookings Institution Press. 243 págs. Preço indefinido.



Texto Anterior: Literatura: Ex-embaixador dos EUA revê golpe de 64
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.