UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

Nostalgia à italiana

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Além de uma série de filmes de primeiríssima linha, como "Aquele que Sabe Viver" ou "Almas Perdidas", Dino Risi legou ao cinema italiano o filho, Marco.
Se até hoje não se destacou como o pai -sempre se poderá perguntar por que o cinema italiano decaiu tanto de uma geração para outra-, Marco Risi mostrou pelo menos um monte de dignidade nos seus raros filmes.
Um deles, "Mery para Sempre" (Telecine Emotion, 23h30) trata da experiência de um professor que trabalha com jovens delinquentes. Pode-se perguntar se existe certa nostalgia do neo-realismo, que lhe dá um quê retrô. Mas a permanência da pobreza num país hoje rico e o desejo de compreender o comportamento desses jovens tem uma dignidade que o alça acima da média.

FILMES

Caça ao Pirata
Record, 14h.
(Pirates of the Plain). EUA, 99, 90 min. Direção: John Cherry. Com Tim Curry, Dee Wallace Stone. Portal do tempo abre-se durante uma tempestade e traz para o convívio de um fantasioso menino de nove anos um pirata do século 18, Jack. Entre os dois estabelece-se amizade que culminará com uma caça ao tesouro (além de outros piratas vindos de outros tempos). Diversão familiar.

As Namoradas do Papai
Globo, 15h35.
(It Takes Two). EUA, 95, 101 min. Direção: Andy Tennant. Colm Kirstie Alley, Steve Guttenberg. Troca de identidade entre uma menina de rua (Mary-Kate) e a filha (Ashley Olsen) de um viúvo milionário (Guttenberg). Além da troca de identidade em si, também é motivo de humor a ação das garotas, dispostas a fazer o viúvo esquecer sua noiva vilã e trocá-la por uma simpática assistente social. Todo o jeitão de "Sessão da Tarde".

Um Detetive Vidente
SBT, 15h45.
(Second Sight). EUA, 89, 83 min. Direção: Joel Zwick. Com John Larroquette, Bronson Rinchot. Detetive serve-se dos poderes paranormais de um vidente, na tentativa de resolver um caso complicado. Mas o vidente é um tanto trapalhão, já que o filme é uma comédia.

Perseguição Explosiva
Record, 21h.
(In Line of Duty). Hong Kong, 89, 90 min. Direção: Yoo-Ping Yuen. Com Cynthia Khan Doonie Yen. Por ter testemunhado um crime, trabalhador chinês nos EUA é perseguido por polícia e bandidos. Kung fu por especialista sobretudo na coreografia de filmes de artes marciais.

Os Donos da Rua
Bandeirantes, 22h15.
(Boyz N the Hood). EUA, 91, 107 min. Direção: John Singleton. Com Laurence Fishburne, Cuba Gooding Jr. Fishburne é o pai que tenta transmitir ao filho (Gooding) noções de ética, vivendo num bairro negro de Los Angeles. Filme tenso, marcado pela presença dos bons atores e pela boa reconstituição da vida tensa dos negros nos EUA.

Meu Vizinho Mafioso
Globo, 22h25.
(The Whole Nine Yards). EUA, 2000. Direção: Jonathan Lynn. Com Bruce Willis, Mathew Perry. Dentista endividado e à beira do divórcio reconhece seu novo vizinho, um mafioso perseguido pela Máfia. Decide denunciá-lo, a fim de ficar com a recompensa prometida. O ato não será sem consequências, claro, nesta comédia de humor negro que promete distrair bem. Inédito.

Intercine Globo, 2h30.
A comédia "Esqueça Paris" (95, de Billy Crystal, com Billy Crystal, Debra Winger) e o suspense "Tão Bom Quanto a Morte" (95, de Larry Cohen, com Crystal Bernard, Tracy Lords) são os filmes propostos para abrir a semana. Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: SBT tenta salvar parceria por telenovelas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.