|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DVD
Primeiro longa da série ganha edição especial
CRÍTICO DA FOLHA
Em busca do consumidor,
esteja ele onde estiver: a estréia de "Missão: Impossível 3"
nos cinemas nesta semana
coincide com o lançamento da
edição especial em DVD do
primeiro longa-metragem da
franquia. São dois discos, um
deles dedicado exclusivamente
aos extras.
Não era fácil a tarefa de adaptar para cinema o seriado de
TV dos anos 60, mas o filme dirigido por Brian de Palma (que
já havia passado por experiência semelhante, com excelente
resultado, em "Os Intocáveis")
resolve o problema satisfatoriamente.
Elementos charmosos do original foram sacrificados em
nome da atualização (a Guerra
Fria, por exemplo, já não existia) e, principalmente, da transformação do produto em veículo para consolidar Tom
Cruise como astro internacional do cinema de ação.
Se alguém ainda não havia se
dado conta dessa operação, os
extras tratam de explicar. Boa
parte do material se dedica a fazer, direta ou indiretamente, a
apologia de Cruise como produtor visionário (teria sido dele
a idéia de desengavetar o seriado na Paramount) e ator carismático que dispensa dublês, inclusive em cenas consideradas
perigosas.
Sua sócia, a produtora Paula
Wagner, é uma das que reforçam o culto em depoimentos,
mas os entrevistados (incluindo Cruise) jogam confetes também sobre o trabalho de equipe
e sobre a importante (e distinta) contribuição dada aos projetos por De Palma, John Woo
e J. J. Abrams, que adianta um
pouco da concepção adotada
para o terceiro longa-metragem.
(SR)
Missão Impossível
Direção: Brian de Palma
Distribuidora: Paramount (R$ 30,
em média)
Texto Anterior: Crítica Missão Impossível 3: Novo "Missão" radicaliza a fantasia Próximo Texto: Cinema: Documentário registra seleção no Haiti Índice
|