São Paulo, sábado, 05 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

João Sal/Folha Imagem
Eugênio Staub, da Gradiente, encontra Luiza Trajano, do Magazine Luiza


Ponte aérea

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi recebido com pinta de pré-candidato à presidência da República por um grupo de pesos-pesados do PIB nacional que se reuniu em torno dele num jantar em São Paulo, na quinta-feira, 3.

 

O empresário Flávio Rocha, da Riachuelo, foi o anfitrião do evento. Às 20h, garçons começaram a circular com flûtes de Moët Chandon Rosé entre convidados como José Roberto e Fábio Ermírio de Moraes, da Votorantim, Eugênio Staub, da Gradiente, Paulo Setubal, do Itaú, Daniel e David Feffer, do grupo Suzano, Carlos Jereissati, da Telemar, Benjamin Steinbruch, da CSN, e Johnny Saad, da Bandeirantes.
 

Em boa parte das rodinhas se falava -é claro -da ainda distante sucessão presidencial. "O Lula quer acabar com a reeleição para poder se reeleger? Não "tô" entendendo...", dizia Paulo Setubal para Paulo Skaf, da Fiesp. "O Lula... é aquilo: faz tudo errado, e no fim dá tudo certo." Setubal afirmava que vai lançar Skaf para prefeito em 2008. "Não. O prefeito será o Geraldo Alckmin", apostava Skaf. E a presidência? Aécio Neves, José Serra, Cabral? "O Serra, no berço, antes de falar "mamãe" dizia: quero ser presidente", afirmou um empresário. "Isso atrapalha ele."
 

José Roberto Ermírio de Moraes falava do encontro que tivera horas antes com Lula, na inauguração de uma usina em Uberlândia que tem investimento da Votorantim. "Falei a ele: presidente, precisamos de mais usinas. Em quatro anos, não aconteceu nada. No discurso, ele falou: "Vocês, empresários, têm que brigar com o Ministério Público, o Ibama, até com o papa'", contava Ermírio.
"Ou seja, a culpa agora é nossa!", comentava, fazendo um alerta: "Vai ter apagão. Pode escrever". Fábio Ermírio de Moraes pedia a Sérgio Cabral que "insistisse" com Lula para cortar gastos fixos. "É isso o que deixa os empresários inseguros para fazerem investimentos", dizia. Cabral fez discurso sobre realizações de seu governo dizendo que o Rio está "de braços abertos" para os empresários. Na despedida, foi convidado para novo jantar em SP, que será realizado ainda este mês.

CASA NOVA
O Ministério da Defesa começou a investir nos Cindactas, os centros integrados de defesa aérea e controle do tráfego. Um exemplo: vai gastar R$ 259 mil para reformar a residência de um dos comandantes do Cindacta 2, da região sul, e 23 apartamentos funcionais em Santiago, no Rio Grande do Sul.

NAS NUVENS
O presidente Lula deu um "presente" para o vice, José Alencar, e sua mulher, Mariza: os dois vão se encontrar com o papa Bento 16, e serão os representantes do governo em sua despedida do Brasil. Mariza é católica fervorosa -ela não usa jóias há 50 anos, quando fez promessa para que o marido se salvasse de um câncer; e ficou mais de dez sem ir ao cinema, quando pediu pela vida do pai. Mariza vai usar véu para ver o papa, exigência do cerimonial. Vai ser fácil: ela tem vários no guarda-roupa pois não vai à missa sem eles.

TUDO BEM
Dona Mariza, por sinal, submeteu-se a cirurgia de hérnia de hiato em São Paulo esta semana. Tirou também um tumor arterial do braço. E festejou: era benigno.

ROSA-CHOQUE
Mais um protesto do movimento gay durante a visita do papa Bento 16 ao Brasil: no dia 9, membros de 40 ONGs de SP vão à praça da República para defender o estado laico. Vestirão camisetas com um triângulo rosa -símbolo usado no nazismo para identificar os homossexuais. Carlos Tufvesson e José Celso Martinez Corrêa confirmaram presença.

PERFUME DE MULHER
Sonia Braga representará o Brasil na homenagem do American Film Institute a Al Pacino, em Los Angeles. Ela encomendou vestido do estilista Narciso Rodriguez, de NY.

CURTO-CIRCUITO

ROBERTO LERNER inaugura a mostra "Abstrações Geométricas", hoje, na praça Cetenco Plaza, em frente ao restaurante Spot.
RUY DO ESPÍRITO SANTO lança o livro "Autoconhecimento na Formação do Educador", nesta segunda, na livraria Cortez.
A EXPOSIÇÃO "O GRÃO DA IMAGEM" tem coquetel de abertura hoje, na praça da Alfândega, em Porto Alegre.
MARCOS MION é o convidado especial do projeto "Nunca se Sábado...", hoje, a partir da meia-noite, no Teatro Folha.
A ESCOLA LOURENÇO CASTANHO promove, hoje, o "Bazar Projetos Solidários do Dia das Mães", na Vila Olímpia.
A CERVEJA CIDADE IMPERIAL, de Francisco de Orleans e Bragança, acaba de entrar para a carta do bar Anhanguera.

com GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO E LUISA ALCANTARA E SILVA

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Manuel da Costa Pinto: Passaportes sem fotografia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.