São Paulo, segunda-feira, 05 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade busca o título de berço de Tarsila do Amaral

RICARDO BRANDT
DA FOLHA CAMPINAS

Onde nasceu a artista plástica modernista Tarsila do Amaral? Os livros de história e as obras sobre sua vida dizem que foi em Capivari (160 km a noroeste de São Paulo). A Prefeitura de Rafard, município vizinho, ex-distrito de Capivari, diz que não. E vai além.
Rafard quer o título de "cidade natal" de um dos marcos da história cultural brasileira. É ali que fica o casarão da fazenda São Bernardo onde nasceu Tarsila, em 1886, época em que a cidade ainda pertencia a Capivari.
A fazenda São Bernardo, uma das tantas do pai da artista, José Estanislau do Amaral, o "Doutor Juca", é mencionada em um texto de Tarsila. "Quero, na arte, ser a caipirinha de São Bernardo, brincando com bonecas de mato, como no último quadro que estou pintando", diz referindo-se a "A Caipirinha", de 1923.
Capivari usa agora a certidão de batismo como prova da natalidade de Tarsila. E também as biografias, como a de Nádia Battella Gotlib, "Tarsila do Amaral - A Modernista", da Editora Senac.
Com o apoio de Guilherme Augusto do Amaral, sobrinho da artista, a Prefeitura de Rafard quer o tombamento da casa onde ela nasceu. Com o tombamento, deve ser feito um museu no local.
A disputa entre as duas cidades começou em 99, quando o Departamento de Cultura de Rafard lançou a idéia do museu. A coordenadora de cultura de Rafard, Rita de Cássia Martins, que defende a abertura da casa para visitação, disse que a disputa serve para um fim benéfico, que é a criação de um memorial.
Enquanto não consegue a casa, Rafard vai montar um museu provisório na sua estação ferroviária, recentemente tombada.
Fechado para visitas, o casarão da fazenda São Bernardo pertence hoje a um grupo empresarial de usinas de álcool.
Foi no casarão que Tarsila viveu até aproximadamente seus dez anos e para onde voltou diversas vezes depois de sua formação cultural.


Texto Anterior: "Preciso de paredes", diz colecionador
Próximo Texto: Casa de Euclides da Cunha será reformada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.