São Paulo, Sábado, 05 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO


AMOR À PRIMEIRA MORDIDA
Bandeirantes, 13h. (Love at First Bite). EUA, 1979, 96 min. Direção: Stan Dragoti. Com George Hamilton, Susan St. James, Richard Benjamin. Drácula deixa a Transilvânia atrás de uma linda garota norte-americana. Vampirismo em tom de comédia. Risos esparsos. Avaliação:


ROMEU E JULIETA
SBT, 14h. (Romeo and Juliet). EUA, 1968, 138 min. Direção: Franco Zeffirelli. Com Leonard Whiting, Olivia Hussey. Zeffirelli interpretou a tragédia de Shakespeare como expressão da revolta juvenil dos anos 60, enfatizando o conflito dos jovens contra os velhos. Não se pode dizer que não faz sentido. Faz. No mais, Zeffirelli utiliza bem seu talento decorativo e mostra uma bela Verona. É seu melhor filme, talvez o único que sobreviva. Avaliação:


O MENINO MALUQUINHO
Globo, 14h15. Brasil, 1993. Direção: Helvecio Ratton. Com Samuel Costa, Patricia Pillar, Luiz Carlos Arutin. O Maluquinho, personagem criado por Ziraldo, transita com desenvoltura dos quadrinhos para o cinema: a ficção é honesta e as crianças se ligam. Avaliação:


SEM SAÍDA E SEM VOLTA
CNT/Gazeta, 22h. (No Escape, No Return). EUA, 1990, 96 min. Direção: Charles T. Kanganis. Com Michael Nouri, John Saxon. Três investigadores que se infiltram em rede de tráfico de Los Angeles acabam sendo acusados pela morte de dois policiais e pelo roubo de US$ 100 mil. Avaliação:


JAMÓN, JAMÓN
Bandeirantes, 22h. (Jamón, Jamón). Espanha, 1992, 90 min. Direção: Bigas Luna. Com Javier Bardem, Stefania Sandrelli, Penelope Cruz, Anna Galiena. Jovem almofadinha apaixona-se pela filha de uma prostituta, gerando um vasto problema familiar. O título já diz muito sobre o cinema de Bigas Luna, como se fosse um espelho: metade da imagem é sublime, a outra, cafajeste. Ficamos no meio. Avaliação:


L. 627
Cultura, 22h30. (L. 627). França, 1992, 140 min. Direção: Bertrand Tavernier. Com Didier Bezace, Charlotte Kady, Nils Tavernier. O inconstante Tavernier trata aqui da chamada L. 627, a lei francesa que trata de porte, consumo e tráfico de drogas. Aqui, um aplicado policial que cai em desgraça junto a seus superiores é transferido para uma delegacia obscura, como datilógrafo. Consegue se reabilitar e volta a enfrentar o tráfico de entorpecentes. A conferir, porque o filme chega com boas referências. Avaliação:


DESAFIO MORTAL
Globo, 22h55. (The Quest). EUA, 1995. Direção: Jean-Claude Van Damme. Com Jean-Claude Van Damme, Roger Moore e Janet Gunn. Em 1923, acrobata trabalha na rua para sustentar grupo de crianças carentes em Nova York. Um dia faz um serviço para a Máfia e é obrigado a fugir da cidade como clandestino num navio. Aí esse barco é atacado por piratas, que o capturam e o obrigam a participar de uma competição de lutas. Rocambolesco e vazio. Avaliação:


LIGADAS PELO DESEJO
Bandeirantes, 0h. (Bound). EUA, 1996, 108 min. Direção: Andy e Larry Warchowski. Com Jennifer Tilly, Gina Gershon, Joe Pantoliano. Filme que revelou internacionalmente os irmãos Warchovsky, que depois fariam o sucesso "Matrix". Aqui, duas amantes bolam plano para surrupiar maleta com uma fortuna pertencente ao marido de uma delas. Detalhe: o marido em questão é um mafioso. Clima meio insalubre, duas atrizes interessantes, fotografia metida a besta e um resultado estranho, a não desprezar, em todo caso. Inédito. Avaliação:


AS NOVAS AVENTURAS DE CHEECH E CHONG
SBT, 1h01. (Cheech and Chong's Next Movie). EUA, 1980, 94 min. Direção: Thomas Chong. Com Cheech Marin, Thomas Chong. Além de se dedicar à desordem (via drogas, em particular) e fugir da polícia, Cheech e Chong desta vez invadem um estúdio de filmagem, entre outros, e promovem a desordem. Humor simpático, porém esparso, o desta dupla. Avaliação:


A MULHER QUE PECOU
Globo, 1h35. (The Woman who Sinned). EUA, 1991, 95 min. Direção: Michael Switzer. Com Susan Lucci, Tim Matheson, Michael Dudikoff. Mulher casada e bem-sucedida, em busca de novas emoções, inicia romance com fotógrafo. Ela terá mais emoções do que planejava. Avaliação:


INSTINTO ANIMAL 2
Bandeirantes, 2h40. (Animal Instincts). EUA, 1994, 91 min. Direção: Gregory Hippolyte. Com Shannon Whirry, Woody Brown. Segundo exemplar de série sobre especialista em sistemas de segurança que, em vez de cuidar da segurança dos outros, fica bisbilhotando a vida íntima de seus clientes. Avaliação:


A VOLTA DOS MORTOS-VIVOS
Globo, 3h20. (The Return of the Living Dead). EUA, 1985. Direção: Dan O"Bannon. Com Clu Gulager, James Karem, Don Calfa. Um acidente com um caminhão do Exército norte-americano libera, próximo a um cemitério, gás secreto que reanima os mortos. Aí eles ressuscitam e passam a atacar as pessoas e blablablá. Avaliação:


TV PAGA
Cidade do simulacro

da Redação

"Los Angeles Cidade Proibida" (HBO, 20h30) é um desses filmes-reencontro, que nos colocam em contato com um gênero desgastado, ou subutilizado, e reatam os fios de uma tradição.
O filme de Curtis Hanson descreve a vida em um distrito policial de L.A., anos 50, seus conflitos e mazelas. Mas a questão não está aí, e sim no fato de se investigar esquema de prostituição de sósias de atrizes famosas.
Essa, a rigor, a questão proposta pelo ex-roteirista de Samuel Fuller: a distinção entre o falso e verdadeiro, num mundo dominado por aparências, isto é, aparências que existem para enganar o olhar. É a cultura do simulacro que questiona esse trabalho, que recupera de passagem as virtudes do velho filme noir. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: É hora de ordem na existência
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.