São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Gramado volta a privilegiar filme nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Em sua 29ª edição (que se realiza de 6 a 11 de agosto), o mais prestigiado festival de cinema do país inverteu nome e proporções.
Passa a se chamar Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, e não mais Latino e Brasileiro, fórmula adotada desde 1992, ano em que foram produzidos apenas dois longas no país.
O aquecimento da produção nacional reorientou o eixo da competição de longas. O mix do ano passado -seis filmes latinos e três brasileiros- alterou-se este ano para cinco nacionais e quatro em língua espanhola.
A comissão organizadora informou que 19 títulos brasileiros inscreveram-se e, dos cinco que disputarão as 14 categorias do Kikito, falta definir um. "Estamos aguardando, entre dois ou três desses filmes, a certeza de que estarão concluídos até o início da mostra", disse Angelisa Stein, representante do governo do Rio Grande do Sul na comissão.
Os quatro filmes anunciados são: "Memórias Póstumas", de André Klotzel, "Urbania", de Flávio Frederico, "Netto Perde a Sua Alma", de Beto Souza e Tabajara Ruas, e "Duas Vezes com Helena", de Mauro Farias.
"Netto Perde a Sua Alma" é protagonizado pelo ator Werner Schünemann, que participa da comissão organizadora como representante da Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul.
Da produção latina recente foram convidados a participar o uruguaio "25 Watts", o espanhol "Yoyes", o chileno "Coronación" e o argentino "Un Amor de Borges", mas não em disputa direta com os brasileiros. Eles terão categorias próprias de premiação -melhor filme na escolha do júri oficial, da crítica e popular.
O 29º Festival de Gramado está orçado em R$ 1,792 milhão e não definiu a oferta de prêmios aos vencedores, exceto a de um carro, por uma montadora, ao produtor do melhor filme.


Texto Anterior: Música: Paulinho quer voltar, mas sem compor
Próximo Texto: Gastronomia: Sexo, mentiras e videoteipe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.