São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Márcio Meirelles dirige novo espetáculo em Salvador

Vila Velha monta "Material Fatzer" a partir de fragmento de Brecht

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Salvador confere hoje a nova montagem do teatro Vila Velha, espaço que marca a cena independente desde sua reforma, em 94, mantido pela Sociedade Teatro dos Novos -leia-se grupos como Bando do Teatro Olodum, Simples Rap'Ortagem, Vila Vox e Cia. Teatro dos Novos.
Todos estão reunidos em "Material Fatzer", espetáculo inspirado em "O Declínio do Egoísta Johann Fatzer", texto inacabado que Bertolt Brecht (1898-1956) escreveu entre 1927 e 1931.
O diretor Márcio Meirelles, 47, guia-se pelo espírito da fragmentação (Brecht, propositadamente, não levou seu texto a cabo) e incorpora leituras de dois dramaturgos alemães para a obra, Heiner Müller e Peter Palitzsch.
Em 2000, Meirelles foi ao Berliner Ensemble, o lendário teatro fundado por Brecht, e Palitzsch, 83, veio ao Brasil falar sobre a obra inacabada do autor.
A peça-fragmento narra a história do soldado Fatzer (nove atores revezam o papel). Durante a Primeira Guerra Mundial, ele convence três colegas a abdicar da luta insana e optar pela deserção. Partem para a clandestinidade, são dados como mortos.
A aquisição de "uma nova vida" colocará em xeque valores como solidariedade e individualismo, sobretudo em torno do protagonista, que se envolve em atos egoístas e anárquicos.
"A falha trágica de Fatzer é não considerar o todo, apenas o mundo que o cerca, daí a atualidade do texto para o Brasil e o mundo contemporâneo", diz Meirelles.
São 50 artistas no palco (um coro entremeia as cenas).


MATERIAL FATZER - De Bertolt Brecht. Direção: Márcio Meirelles. Onde: teatro Vila Velha (av. Sete de Setembro, s/nš, tel. 0/xx/71/336-1384). Quando: de sex. a dom., às 20h. R$ 10. Na internet: www.teatrovilavelha.com.br.


Texto Anterior: Verão 2002: Moda praia encerra a SP Fashion Week
Próximo Texto: Stoklos cria "Calendário da Pedra"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.