São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Aracnofobia
SBT, 14h.

(Aracnophobia). EUA, 1990, 110 min. Direção: Frank Marshall. Com Jeff Daniels, Julian Sands, John Goodman, Harley Jane Kozak, Stuart Pankin, Brian McNamara. Médico com pavor de aranhas muda-se para pequena cidade. Ali, pontificarão as aranhas. Argumento com chance de desenvolver-se sobre a idéia de fobia. Mas não se realiza, exceto comercialmente (nesse ramo, foi um fenômeno).

Espião por Engano
Globo, 15h30.

(Teen Agent). EUA, 1991, 88 min. Direção: William Dear. Com Richard Grieco, Linda Hunt, Roger Rees, Robin Bartlett, Gabrielle Anwar, Geraldine James, Michael Sibery. Estudante (Grieco) que viaja para a França, acompanhado de sua professora (Bartlett), é confundido com agente secreto. Segue-se aventura de espionagem.

O Prazer de Matar
Bandeirantes, 22h.

(Placer de Matar). Espanha, 1988, 93 min. Direção: Felix Rotaeta Otegui. Com Antonio Banderas, Matthieu Carrière, Victoria Abril, Berta Riaza, Walter Vidarte, Victoria Peña. Dois homens são contratados para praticar um assassinato. Um deles (Banderas) é um passador de drogas. O outro (Carrière), um professor de matemática. Descobrirão que têm em comum a paixão por matar seus semelhantes. A morte matada, tema caro ao cinema espanhol (e aparentemente à Espanha em geral; não se é o país das touradas por acaso), está no centro dos acontecimentos. O elenco é estelar, para os padrões europeus.

O Mestre dos Brinquedos 4
Bandeirantes,1h30.

(Puppet Master 4). EUA, 1993, 79 min. Direção: Jeff Burr. Com Gordon Currie, Chandra Sweet, Jason Adams, Teresa Hill, Guy Rolfe. Desta vez, os bonecos de André Toulon são ameaçados por outros brinquedos, também animados. Mas guerra é guerra, e o mestre tem um ás na manga.

Até as Vaqueiras Ficam Tristes
SBT, 1h50.

(Even Cowgirls Get the Blue). EUA, 1993, 100 min. Direção: Gus Van Sant. Com Uma Thurman, John Hurt, Rain Phoenix, Lorraine Bracco, Angie Dickinson. Uma garota com enormes polegares (Thurman) estará, a horas tantas, no centro de uma rebelião em um rancho um tanto particular pertencente a uma dragqueen por nome A Condessa. Para encurtar: Van Sant quebrou a cara na adaptação do romance de Tom Robbins. Inédito.

Intercine
Globo, 2h05.

Fecha a semana do "Intercine" quem ganhar a disputa entre a aventura histórica "Lima - Quebrando o Silêncio" (1998, de Menahem Golam, com Joe Lara, Billy Drago) e o terror "A Profecia 4 -°O Despertar" (1991, de Jorge Montesi, com Faye Grant, Michael Woods, Michael Lerner, Madison Mason, Ann Hearn, David Cameron). O primeiro filme é inédito.

Trânsito Muito Louco
Globo, 3h45.

(Moving Violations). EUA, 1985. Direção: Neal Israel. Com John Murray, Sally Kellerman, Jennifer Tilly, James Keach, Brian Backer, Ned Eisenberg, Clara Peller Nadine Van der Velde. O que poderia ser bom, em plenos anos 80, tornou-se comédia burocrática sobre infratores que são obrigados a refazer o curso de direção. Se valer como referência, algumas gags lembram as de "Loucademia de Polícia".

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

"Vera Cruz" e o elogio de certa violência

Visto hoje, "Vera Cruz" (MGM, 22h) é um faroeste antes de tudo simpático, em que Gary Cooper e Burt Lancaster, dois caçadores de recompensas, envolvem-se na rebelião contra o imperador Maximiliano, nos anos 1860, México.
A simpatia vem do fato de que, embora não sejam caracteres impolutos, acabam tomando as dores dos rebeldes. Quem observar com atenção verá aqui o primeiro faroeste em que a ultraviolência dá o tom.
Mas não se pode dizer que o filme seja a favor da violência, antes pelo contrário. Como mais tarde com Sam Peckinpah, trata-se antes de tudo de descrever o que seja esse mundo de violência, de onde vem e, sobretudo, qual será sua herança (de ódio). Breve, este é um belo filme de esquerda. (INÁCIO ARAUJO)

MÚSICA

Directv apresenta show inédito de Kylie Minogue
O canal 603 da Directv mostra hoje, às 21h, show inédito da cantora australiana Kylie Minogue em Sydney, na Austrália, parte de sua turnê mais recente, "On a Night like This". No repertório, estão os sucessos "I Should Be Lucky", "The Locomotion", "Can't Get You Out of my Mind", "More, More, More", "Love at First Sight", "Come Into the World" e outras canções de seu último álbum, "Fever".

CINEMA

Eurochannel inicia ciclo "Os Originais São Melhores"
Pouca gente sabe, mas muitos filmes de Hollywood são versões de produções francesas mais antigas. É o que vem mostrar o ciclo "Os Originais São Melhores", que o Eurochannel estréia hoje, às 23h, com o filme "Nikita, Criada para Matar", de Luc Besson, que inspirou "A Assassina", com Bridget Fonda, e a série "La Femme Nikita", do Warner Channel. O ciclo também traz "La Totale", que deu origem a "True Lies", estrelado por Arnold Schwartzenegger; "Os Compadres", que ganhou a versão "Um Dia Dois Pais", com Robin Williams; e "Os Fugitivos", que inspirou "Três Fugitivos".

PARCERIA

Canal Fox exibe produções do National Geographic
A partir de hoje, sempre às sextas, 21h, o Fox exibe documentários produzidos pelo National Geographic. Abre a programação "O Dilúvio de Noé - Em Busca da Verdade", no qual uma expedição científica tenta descobrir a realidade por trás dos relatos bíblicos. Na próxima sexta, vai ao ar "Super Croc", sobre um gigantesco crocodilo pré-histórico que atacava dinossauros; e no dia 26, a série termina com "Matadores de Serpentes - Os Honey Badgers de Kalahari", uma viagem em busca das maiores cobras do mundo.



Texto Anterior: Astrlogia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Hexa não dá! Agora é rumo ao BI-TRI!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.