São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Mesmo cansado, músico ainda busca inovação

JULIANO ZAPPIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM LONDRES

"A geração mais velha tem algo a dizer/Mas é bom eles falarem rápido, ou então sair da frente", canta Neil Young em "Are You Passionate?", seu novo álbum. Aos 56 anos, o cantor foi rápido no gatilho ao compor "Let's Roll", uma homenagem aos passageiros mortos no vôo 93 da United Airlines durante os atentados terroristas sofridos pelos EUA. Young não quis nem esperar a autorização da gravadora para mandar a música às rádios.
Empolgado com o resultado, o canadense voltou ao estúdio para registrar novas canções inéditas. Para isso, pediu ajuda a outra velha geração: os Booker T. & The MG's, lendário grupo de estúdio da gravadora Stax durante a década de 60. Young já havia excursionado com eles no começo dos anos 90, antes de lançar "Sleeps with Angels" e se transformar no padrinho do grunge, mas resolveu reativar a parceria para gravar um disco de estúdio.
O velho companheiro Frank "Poncho" Sampedro, guitarrista do Crazy Horse, a melhor banda de apoio que Young já teve, também se uniu ao batalhão.
O resultado é uma agradável mistura das costumeiras guitarras do canadense e de Poncho com toques clássicos de soul. Se no álbum anterior, o quase-acústico "Silver and Gold", seus temas eram todos pessoais, em "Are You Passionate?" Young toca em assuntos universais, como o terrorismo, caso de "Let's Roll". No entanto, mesmo com o seu caráter de urgência, a canção não consegue emocionar.
Algumas vezes, como nas músicas "You're My Girl" e "Differently", a combinação não funciona muito bem. Nelas, Young soa velho e cansado, e suas letras, sem imaginação. Mas em "She's a Healer", "Two Old Friends" e na música que dá título ao álbum a alquimia entre esses "novos" elementos dá certo. É até possível sentir emoção na voz de Young.
Apesar de suas falhas, "Are You Passionate?" vale pela vontade de Neil Young em continuar buscando sempre caminhos novos para a sua música. A carreira do menos ortodoxo dos ídolos do rock continua firme, em um bom ritmo. Resta saber até quando, já que a segunda data em Londres foi cancelada por motivos de saúde.


Are You Passionate?    
Artista: Neil Young
Lançamento: Reprise-Warner
Quanto: R$ 24,50, em média



Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Memória: Ray Brown deixa padrão de elegância no jazz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.