São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

O fim do regional x universal

DA REPORTAGEM LOCAL

Da varanda na rua da Aurora, na margem esquerda do Capibaribe, Recife, Hélder Aragão, vulgo DJ Dolores, recita algo como "don't believe the hype", a epístola de um certo Public Enemy que recomenda a descrença nos modismos. Tira do cinismo do punk, sua filiação nostálgica, e da safadeza dionisíaca do Nordeste a vingança periférica da chamada música eletrônica.
"Contraditório?", o CD, põe Gilberto Freyre, cuja voz e motes cerebrais são sampleados na faixa homônima, no terreiro do drum'n'bass e batuques congêneres. Para combater o enfado dos centros que ditam modismos da hora, Dolores aposta não no "exotic", mas no fim do falso dilema do regional versus o universal.
O disco pode parecer distorcido demais para quem padece da "Síndrome de Mário de Andrade", o homem que pôs a culpa folclórica na alma paulistana, e regional demais para quem vê o Nordeste apenas como foi inventado pelas narrativas higienizadas dos turistas aprendizes. (Os mesmos visitantes não querem enxergar que o sertão, ao contrário do que se vê nos filmes dos meninos ricos e culpados do Sudeste, é cheio de moscas sobre couros podres de bode à beira de estradas e postos de gasolina).
São contradições -e não me venham dizer que o CD mistura música regional com eletrônica, caros escribas- que interessam a Dolores e Orchestra Santa Massa. Quando a periferia do capital começa a bolir nas geringonças tecnológicas com jeito, a vingança não tarda. Aí entram as mungangas do MC e rabequeiro Maciel Salú, scratches de KSB, Fábio Trummer das "boyzinhas"... (XICO SÁ)


Contraditório?     
Artista: DJ Dolores
Lançamento: Candeeiro/Trama
Quanto: R$ 19,90



Texto Anterior: Disco sem música vira objeto de desejo
Próximo Texto: Cinema/Estréia - "Spirit, o Corcel Indomável": Cavalo é protagonista de saga em animação no Oeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.