São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Filme conta saga de Oswaldo Cruz na Amazônia

FERNANDA KRAKOVICS
DA AGÊNCIA FOLHA

"Há aqui uma série de cidades que são um verdadeiro horror do ponto de vista sanitário. Creio que no inferno não há situação análoga."
A frase acima, dita pelo sanitarista Oswaldo Cruz, serviu para descrever a situação na região amazônica no início do século passado e faz parte do documentário "Oswaldo Cruz na Amazônia", lançado este mês.
Stella Oswaldo Cruz, bisneta do sanitarista, e o historiador Eduardo Thielen refizeram o percurso das expedições do cientista à região norte, entre 1905 e 1910.
O que levou o cientista à região foi a crença de que o serviço de maior urgência naquele momento era a organização da defesa sanitária dos portos do país.
Relatos, imagens e caricaturas do início do século são intercalados com depoimentos e imagens mostrando a persistência dos problemas sanitários na região amazônica.
O documentário, gravado em digital, teve consultoria de Eduardo Coutinho, diretor de documentários como "Santo Forte". Os relatos de Oswaldo Cruz são narrados por Paulo José. Segundo Stella, a idéia é aproveitar o material bruto do documentário e de um projeto anterior, "Revisitando a Amazônia de Carlos Chagas: Da Borracha à Biodiversidade", para fazer um CD-ROM sobre a Amazônia.


OSWALDO CRUZ NA AMAZÔNIA. Direção: Stella Oswaldo Cruz e Eduardo Thielen. O vídeo faz parte do acervo da Casa de Oswaldo Cruz (av. Brasil, 4365, Rio de Janeiro, tel.: 0/xx/21/2598-4242).


Texto Anterior: Documentário: Admiração do avesso
Próximo Texto: Televisão: Leilão de fotos de Xuxa nua é cancelado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.