São Paulo, terça-feira, 05 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Palavras quase justas de Buñuel

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É uma delícia ler críticas ou entrevistas de Buñuel. Ele achava Chaplin um chato sentimental -e tinha razão ao menos no que diz respeito ao sentimental. Desdenhava de Abel Gance. Achava desprezível o momento de "Roma, Cidade Aberta" que contrapõe o padre sendo torturado aos nazistas tomando champanhe na sala ao lado. Também nesse aspecto tinha razão: é um ponto imperdoável do filme de Rossellini.
Com "A um Passo da Eternidade" (Max Prime, 21h30), o espanhol não era muito mais gentil: via ali um mero drama militarista. Não era isso que víamos, e sim um drama humano numa base militar: há jovens sensíveis, oficiais perversos e até um caso extraconjugal. Mas, pensando bem, Buñuel tem razão: tudo isso é o que prepara e justifica, afinal, o militarismo.

TV ABERTA

O Garoto Invisível
Record, 14h.
(The Invisible Kid). EUA, 1987, 86 min. Direção: Avery Crounse. Com Jay Underwoods, Wally Ward. Jovem nerd decide vingar-se de todos que o humilhavam depois que descobre a fórmula da invisibilidade.

Shiloh 2 - Amigos para Sempre
Globo, 15h40.
(Shiloh 2). Inglaterra/EUA,1999, 96 min. Direção: Sandy Tung. Com Zachary Browne. Depois que adota o beagle Shiloh, menino entra em conflito com vizinho que maltrata o cachorro. Ele receberá lições de vida de vários humanos, incluindo o pai, mas a melhor lição virá, é claro, do cão. Inédito.

A Rainha dos Condenados
SBT, 22h30.
(Queen of the Damned). EUA, 2002, 101 min. Direção: Michael Rymer. Com Aalyyah. Após despertar, o vampiro Lestat torna-se um astro de rock. Trata então de usar sua influência para despertar todos os vampiros disponíveis, a começar pela poderosa Akasha. Segunda incursão do cinema ao universo da Anne Rice, que renovou o vampirismo literário. Inédito.

Intercine
Globo, 1h25.
"Um Lugar no Coração" (1984, de Robert Benton, com Sally Field, Ed Harris) e "Um Beijo Antes de Morrer" (1991, de James Dearden, com Matt Dillon, Sean Young) disputam o direito de passar na terça.

Caipiras em Hollywood
SBT, 2h50.
(The Dukes of Hazzard in Hollywood). EUA, 2000. Direção: Bradford May. Com Tom Wopat, John Schneider, Catherine Bach. O Dukes of Hazzard é originalmente um grupo da TV americana, aparentemente de longa vida (há registro de programas em 1979). Aqui, os três irmãos vão a Hollywood dispostos a angariar fundos para a construção de um hospital. Para tanto, vendem fitas com gravações originais de músicos, que a horas tantas são roubadas.

Um Peixe Chamado Wanda
Globo, 3h20.
(A Fish Called Wanda). Inglaterra, 1988, 98 min. Direção: Charles Crichton. Com John Cleese, Kevin Kline, Jamie Lee Curtis. Um grupo de vigaristas, seu golpe, as inúmeras reviravoltas que se seguem animam esta comédia britânica que marcou o encontro entre o veterano Crichton, integrantes do grupo Monty Python e Jamie Lee Curtis.

O Elefantinho de Coração Valente
SBT, 4h30.
(Whispers - An Elephant's Tale). EUA, 2000. Direção: Dereck Joubert. Elefantinho recém-nascido perde-se da mãe por ocasião de um ataque de caçadores. Ele acaba encontrando uma outra manada, onde é adotado por uma elefanta simpática, o que não o impedirá de passar por outras várias adversidades. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socorro! O PT fez cocô na sala!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.