São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA
Notícia é contestada

de Londres

A notícia de que parte da obra atribuída a Van Gogh pode não ter sido pintada por ele foi recebida com descrédito nos meios artísticos da Europa.
"Histórias de falsificações de Van Gogh surgem há vários anos", disse David Lee, editor da revista "Art Review", também editada em Londres.
"A coisa mais fascinante dessa nova história é que se atribui a autoria de obras ao doutor Gachet", afirmou ele.
Segundo Lee, a história é "difícil de acreditar", porque na época da morte de Van Gogh ninguém se interessaria em falsificar seus trabalhos, pois eles não tinham valor comercial.
A casa de leilões Christie's, que vendeu o quadro "Os Girassóis" por US$ 41,2 milhões em 1987, disse ontem que não há motivos para questionar a autenticidade da obra.
A compra do quadro, por uma empresa japonesa, chegou a ser criticada na época pelo Ministério das Finanças do país como "uma demonstração excessiva de riqueza".
Um porta-voz do Museu D'Orsay, de Paris, que tem no seu acervo o retrato do doutor Gachet cuja autenticidade é questionada, disse que ficou sabendo da publicação do jornal de arte britânico, mas sustenta a autenticidade da obra.
Sjraar van Heugpen, curador do museu Van Gogh de Amsterdã, afirmou que não há razões suficientes para questionar a autenticidade das obras citadas como falsas na publicação "The Art Newspaper".
Segundo ele, seriam necessárias análises estilísticas e técnicas mais profundas para colocar em dúvida a autoria dos quadros.
(PB)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.