São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Arlesiana', do Masp, é uma das obras contestadas

da Redação

De acordo com a reportagem da "The Art Newspaper", uma das cinco obras de Van Gogh pertencentes ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) seria falsa.
Segundo as investigações do especialista no artista holandês Jan Hulker, o óleo sobre tela "Arlesiana" estaria entre os trabalhos com a autenticidade questionada.
Pintada em 1890, a obra foi inspirada em um desenho de Paul Gauguin e retrata madame Ginoux, arrendatária do café da estação ferroviária de Arles, cidade em que Van Gogh conviveu com o artista francês. A obra faz parte do acervo do museu desde 1949, quando foi adquirida da galeria Vollard.
Além de "Arlesiana", o Masp tem outros quatro óleos sobre tela de Van Gogh. A tela "O Escolar", uma das mais importantes do museu, foi produzida em 1890, durante o período colocado em questão pelos pesquisadores.
"Passeio ao Crepúsculo" e "Banco de Pedra", de 1889, e "Natureza-morta com Flores", de 1886, também pertencem ao museu paulistano.
Procurada pela Folha, a diretoria do Masp não se pronunciou sobre o caso até as 19h de ontem. (CEM)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.