São Paulo, Segunda-feira, 05 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação entre amigos

da Equipe de Articulistas

"Ação Entre Amigos", o segundo longa-metragem de Beto Brant, é uma história tensa de traição e vingança.
Quatro ex-guerrilheiros, hoje quarentões mais ou menos integrados à vida burguesa, resolvem procurar e confrontar o homem que, supostamente, os torturou na época do regime militar.
O filme agradou menos à crítica que o longa de estréia de Brant, "Os Matadores".
Seu ponto fraco é o modo como trabalhou uma estrutura, em princípio, engenhosa, que desloca imprevistamente o foco dramático do confronto guerrilheiros x torturador para os conflitos entre os próprios guerrilheiros.
A ação presente é muito rápida no filme. Para dar-lhe sentido e consistência, o diretor recorreu a flashbacks que mostram a atuação dos guerrilheiros no passado.
É o desenvolvimento dessa narração em dois tempos que introduz no filme seu desequilíbrio e sua fragilidade. Primeiro, porque o elenco jovem que interpreta os personagens no passado é bem mais fraco que os veteranos atores teatrais (Zecarlos Machado, Cacá Amaral, Carlos Meceni e Genésio de Barros) que os encarnam no presente.
Segundo, porque, para marcar a diferença entre passado e presente, optou-se por uma construção visual e uma "mise-en-scène" fortemente artificiais nos flashbacks, o que lhes tira a veracidade.
Por último, não há uma identificação muito clara dos personagens, e o espectador não consegue saber muito bem quem é quem.
À parte isso, é um filme extremamente bem dirigido, que aproveita muito bem a paisagem física e humana do lugar em que foi rodado (sul de Minas Gerais), além de contar com esse excepcional ator que é Leonardo Villar. (JGC)


Avaliação:    


Título: Ação Entre Amigos
Produção: Brasil, 1998, 76 min
Direção: Beto Brant
Com: Leonardo Villar, Zecarlos Machado, Cacá Amaral, Carlos Meceni



Texto Anterior: Vídeos/lançamentos: Traição à brasileira
Próximo Texto: U2 - PopMart Live from Mexico City
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.