São Paulo, segunda-feira, 05 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poemas ganham música inédita na Europa

DA REPORTAGEM LOCAL

"Mundo mundo vasto mundo,/ mais vasto é meu coração." Vasto é o alcance da poesia de Drummond que, no centenário do poeta, ganha notas musicais na teutônica (e melômana) Bayreuth.
No próximo dia 14 acontece, na Casa de Ópera Margravial da cidade alemã, a estréia da versão 2002 do projeto "Poesia e Música - Sonoridades Brasileiras".
O barítono brasileiro Renato Mismetti, 41, concebeu o projeto há cerca de cinco anos e, com o apoio da Fundação de Arte Apollon, apresenta pela terceira vez composições criadas por músicos germânicos para poemas brasileiros (e vice-versa).
O ano de 2002 é ainda o do bicentenário do austríaco Nikolaus Lenau. É sua poética que se une à do itabirano no concerto, que irá para Viena, Berlim e Londres.
O "pessimismo bem-humorado de Drummond", na opinião de Mismetti, "se liga ao romantismo sombrio de Lenau". Os versos da paulista Hilda Hilst fazem a ponte entre os dois, "numa linguagem sensual, iluminada, dando sensibilidade feminina", diz o cantor.
Com o pianista Maximiliano de Brito, Mismetti apresentará composições dos brasileiros Alberto Nepomuceno, feitas em 1894, sobre versos de Lenau, e de Kilza Setti, Ricardo Tacuchian e Edino Krieger para poemas de Drummond. O também brasileiro Almeida Prado trabalhou, como a romena Violeta Dinescu, sobre textos de Hilda Hilst. Completam o programa duas obras feitas a partir de Drummond, por Villa-Lobos e Marlos Nobre. (FA)

Texto Anterior: Drummond, 100: "Sarau" explora as muitas faces do poeta
Próximo Texto: Panorâmica - Memória 1: Ator de carreira dedicada ao teatro, Linneu Dias morre aos 74 no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.