São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atriz Mika Lins faz estreia na direção com psicanálise pura

Inglês Tom Kempinski aborda relação de violinista e terapeuta

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há uma sugestão explícita no título "Dueto para Um", texto dos anos 1980 do inglês Tom Kempinski que estreia hoje com direção de Mika Lins no Sesc Consolação.
Não é preciso ver nem dez minutos da montagem para entender que, com dois personagens em cena, a peça joga foco em apenas um deles: uma violinista (Bel Kowarick) que tem esclerose múltipla -doença que a faz perder o controle sobre seus movimentos e que também resulta em uma grave depressão.
O outro personagem (Marcos Suchara) é um psicanalista com a função de conduzir a instrumentista a descobertas sobre um passado assentado nesse terreno instável. Pouco se sabe sobre ele.
Mas há pistas, sim, sobre sua figura inerte, o que resgata esse personagem secundário de uma coadjuvação completa. Alguns de seus pacientes cometeram suicídio e para ele isso é também doloroso. Especialmente agora que ele assiste a um caso que caminha para o mesmo fim.
O texto é psicanálise pura, realista em suas origens, farto de possibilidades para os intérpretes, que não usam grandes aparatos cênicos.
Durante os ensaios, Mika Lins lançou vídeo na internet aderindo ao movimento "Liga Lula", pedindo para que o presidente se posicionasse contra a pena de morte por apedrejamento da iraniana Sakineh Ashtiani. No sábado, ele ofereceu asilo a ela.

DUETO PARA UM
QUANDO qui. e sex., às 21h; até 1º/10
ONDE Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 0/xx/11/3234-3000)
QUANTO R$ 10
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Texto Anterior: Vinhos - Jorge Carrara: Adega uruguaia vai completar cem anos com bons goles
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Castigos físicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.