São Paulo, Quinta-feira, 05 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOMBA ATÔMICA
Documentário inédito, exposição de fotografias e desenhos, palestra e livro marcam hoje os 54 anos da bomba atômica; sobrevivente "brasileiro" realiza palestra

Estilhaços de Hiroshima caem em SP


IVAN FINOTTI
da Reportagem Local


A palestra do sobrevivente Takashi Morita, 75, é o principal evento preparado pela editora Conrad (ex-Acme) para lembrar os 54 anos da bomba atômica de Hiroshima. O aniversário é amanhã, mas os eventos acontecem hoje, no terceiro andar da Fnac.
"Brasileiro" há 43 anos, desde que se mudou de Hiroshima para São Paulo, Takashi é o presidente da Associação de Vítimas de Bomba Atômica no Brasil. A entidade reúne hoje cerca de 160 sobreviventes (leia texto ao lado).
"A associação existe para pressionar o governo japonês para que ajude os sobreviventes que moram aqui. No Japão, as vítimas têm assistência médica, por exemplo. Aqui, não", diz Morita, que fará a palestra em japonês -haverá tradutor.
Além dele, a Fnac relança hoje o livro "Gen - Pés Descalços", clássico japonês de Keiji Nakazawa, lançado no Brasil pela editora Conrad. A obra é uma história em quadrinhos que conta a vida de moradores de Hiroshima antes e depois da bomba.
A Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações) leva às lojas duas mostras com o tema da bomba: uma de fotografias e outra de desenhos -inclusive de crianças.
O evento de hoje é encerrado com o documentário "After the Cloud Lifted" (algo como "Depois Que a Nuvem Subiu"), produzido em 1996 pelo americano Richard Santoro. Inédito no Brasil, o filme de 35 minutos alterna imagens de arquivo com entrevistas e cenas atuais de Hiroshima.



O quê: 54 anos da bomba atômica Quando: hoje, às 19h Onde: terceiro andar da Fnac (av. Pedroso de Moraes, 858, Pinheiros, tel. 011/xx/867-0022) Quanto: grátis


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: "Vi estruturas retorcidas. E uma montanha de cadáveres"
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.