São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
O artista lança em São Paulo os livros "Revolta" e "Natura"
Frans Krajcberg põe no papel o amor pela natureza

DA REPORTAGEM LOCAL

O artista plástico e ecologista militante Frans Krajcberg chega hoje a São Paulo para o lançamento de "Revolta" e "Natura", livros sobre sua trajetória artística que estão nas livrarias do Rio desde março.
Conhecido internacionalmente por expor, em suas obras, devastações da natureza brasileira, Krajcberg disse não se preocupar com a publicação. "Tenho de 80 mil a 100 mil fotos em meu arquivo. Poderia fazer uns 50 livros."
Energia para tal não falta ao artista que, em 2001, completa 80 anos de idade. No final deste ano, deve lançar, em Paris, "A Violência contra a Natureza".
Por enquanto, o público vai poder conhecer "Revolta" e "Natura". O primeiro, com um texto do escritor Fernando Morais, apresenta em 170 páginas cem imagens da obra de Krajcberg.
O outro exibe 70 fotografias tiradas pelo próprio artista durante suas viagens ao Amazonas, Acre, Minas e outros Estados brasileiros. O texto reúne citações do próprio Krajcberg e do curador francês Pierre Restany, entre outros.
O vigor do artista, que se diz cansado para fazer novas exposições, agora está concentrado na criação de dois museus que levarão seu nome: um em Paris e outro em Nova Viçosa, na Bahia, onde ele vive e tem seu ateliê. Na quinta, ele vai para a capital francesa a fim de assinar a doação do ateliê que possui há 43 anos na cidade para a prefeitura de Paris. "Vou fazer esse museu mesmo que sozinho." (FERNANDA CIRENZA)


Lançamento: Revolta e Natura, de Frans Krajcberg (editora GB Arte)
Quando: hoje, às 19h
Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149, Cerqueira César, São Paulo, tels. 0/ xx/11/238-1700 e 238-1720)
Quanto: R$ 150 (os dois livros)
Patrocinador: Petrobras


Texto Anterior: Vida bandida - Voltaire de Souza: Marzipã
Próximo Texto: Capela Sistina ganha nova versão nas mãos de Felipe Chaimovich
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.