São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capela Sistina ganha nova versão nas mãos de Felipe Chaimovich

DA REPORTAGEM LOCAL

Com obras dos artistas Marcius Galan, 27, e Keila Alaver, 29, o curador Felipe Chaimovich, 32, reinventou, na galeria Luisa Strina, parte da Capela Sistina, no Vaticano, que agrupa afrescos do renascentista Michelangelo.
As obras não foram produzidas com essa intenção, mas, sob o olhar do curador, traduzem juntas a proposta da releitura de momentos conhecidos do monumento italiano.
A cena do "Juízo Final", por exemplo, foi substituída por retângulos brancos expostos verticalmente, uns sobre os outros, numa obra de Galan. "Esse trabalho tem um sentido vertical e ascendente", disse Chaimovich.
Os ornamentos da capela, que trazem anjos brancos e cor de bronze-diferenciando bons dos maus-, estão representados em uma obra de Keila Alaver por dois garotos abraçados -um negro e um branco. A foto dos garotos foi recortada, e os rostos e os ventres encobertos por pedaços de couro.
O curador, que diz não ter formação religiosa, pesquisa a ornamentação da capela há dez anos.
Segundo ele, a idéia da "instalação" é procurar fazer a sala branca e sem janelas -ao contrário do espaço da capela- funcionar como uma espécie de templo. "Para o cristianismo, a capela é a ponte com o divino. A arte preserva a tradição religiosa. Quero saber se isso ainda funciona." (FC)


Exposição: Capela Sistina - A Beleza É o Símbolo do Bem Moral
Onde: galeria Luisa Strina (r. Padre João Manoel, 974-A, tel. 0/xx/11/280-2471)
Quando: abertura hoje, às 19h. De seg. a sex., das 10h às 20h; sáb., das 10h às 14h. Até 30 de setembro.
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Artes plásticas: Frans Krajcberg põe no papel o amor pela natureza
Próximo Texto: Folosofia: Folha promove debate sobre "Nietzsche"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.