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São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2003

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"A ESTRANHA FAMÍLIA DE IGBY"

Ar inglês e mesmice prejudicam trama sobre conflitos familiares

Divulgação
A atriz Susan Sarandon em cena de "A Estranha Família de Igby", longa-metragem de Burr Steers


CRÍTICO DA FOLHA

Impossível não sentir simpatia por "A Estranha Família de Igby", filme que atualiza certos temas quase eternos no cinema: conflitos familiares, rebeldia adolescente (sem causa), iniciação à vida adulta, primeiras desilusões (e ilusões) amorosas.
A isso pode-se acrescentar um saudável espírito anárquico na descrição de um núcleo para quem o sentido da vida não é coisa absolutamente dada. Para ter idéia disso, basta saber que Igby (Kieran Culkin) odeia, pela ordem, sua mãe matriarcal (Susan Sarandon) e seu irmão mais velho (Ryan Phillippe), o "fascista que prefere ser chamado de Jovem Republicano".
Igby tem mais simpatia pelo pai (internado no hospício), assim como pode se sentir apaixonado por Sookie ou Rachel, duas garotas deslocadas.
Ao mesmo tempo, algo nos afasta de "Igby" e tende a tornar suas imagens meio esquecíveis. O primeiro motivo é esse mesmo: o filme não tende a acrescentar muito ao assunto, a não ser por certas extravagâncias de roteiro. O segundo é que, como quase todo filme que trata de famílias "wasp", também esse tem o inconveniente de adotar ares de filme inglês, o que serve para enfatizar o distanciamento do diretor Burr Steers em relação a esse mundo dominado pela hipocrisia (como tudo com ares britânicos).
Para completar, "A Estranha Família de Igby" traz no papel principal Kieran Culkin, irmão de Macaulay, que parece ter carregado para a idade adulta esse misto de inocência e malícia que fez a glória precoce de Macaulay -com a vantagem de ter um repertório de expressões bem mais amplo e matizado do que o irmão.
Kieran tem o perfil perfeito do herói calculadamente cínico que Steers quer construir. E, nesse cálculo, cabe toda a ambiguidade do mundo, essa ambiguidade a que se abre o cinema independente dos EUA: está lá para contestar uma certa ordem das imagens (a hollywoodiana) ou, ao contrário, para ocupar a parcela de mercado (a palavra essencial aqui é mercado) que as imagens hollywoodianas não atingem? (INÁCIO ARAUJO)


A Estranha Família de Igby
Igby Goes Down
  
Produção: EUA, 2002
Direção: Burr Steers
Com: Kieran Culkin, Susan Sarandon
Quando: nos cines Lumière 2, Market Place Playarte 2, Top Cine 2 e circuito



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