São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Qualquer cinema existe para mostrar a beleza

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Engana-se quem pensa que o cinema latino-americano é destinado a filmar apenas feiúra e desgraça. Aliás, só os cegos não vêem beleza (interior ou mesmo exterior) nos personagens de "Vidas Secas", por exemplo. Mostrar o Brasil dos pobres nunca significou mostrá-los feios, na ótica do cinema novo, por exemplo.
É de outra ordem a beleza de Angie Cepeda, a garota do peruano "Pantaleão e as Visitadoras". O filme tem uma bela história, baseada em Mario Vargas Llosa: para atender aos soldados da fronteira, que andam aprontando o diabo, o Exército decide criar um corpo de "visitadoras", ou seja, de prostitutas, para atendê-los.
O oficial designado para tanto é o zeloso Pantaleão Pantoja. O cara é um caxias completo e dirige seu corpo de visitadoras com rigor marcial. Missão é missão.
O problema acontece quando, à sua frente, aparece a Colombiana. Que vem a ser essa Angie. Então, algo se sobrepõe ao frio profissionalismo de Pantaleão. Falemos a verdade, qualquer um em seu lugar passaria pelo mesmo. Isso é bom para a gente ver até que ponto o bem-sucedido de um filme depende de certos detalhes. Sem uma atriz capaz de comover universalmente a platéia masculina, melhor seria esquecer.
Mesmo porque o filme de Francisco Lombardi não é perfeito. Tome-se a sua luz, por exemplo: é de uma vulgaridade exemplar. As metáforas antibelicistas também parecem um pouco perdidas no tempo, embora o humor se sustente. Tudo isso o filme agüenta.
Seria injusto não chamar a atenção para Salvador del Solar como o pobre Pantaleão. Mas é a Colombiana que nos fascina. Pois, como diz um sábio produtor: se homem enchesse cinema, o filme do Pelé tinha dado uma nota.


PANTALEÃO E AS VISITADORAS.
Quando: hoje, às 23h05, no Telecine Emotion


TV ABERTA

Kurt Russel estrela "thriller" acima da média

007 - Nunca Mais Outra Vez
SBT, 12h25.
(Never Say Never Again). EUA, 1983, 134 min. Direção: Irvin Kershner. Com Sean Connery, Kim Basinger, Klaus Maria Brandauer. Connery volta ao personagem combatendo os vilões comandados por Brandauer.

Um Tira Muito Suspeito
Globo, 13h05.
(Blue Streak). EUA, 1999, 93 min. Direção: Les Mayfield. Com Martin Lawrence, Luke Wilson. Ao sair da cadeia, ladrão procura o local onde enterrou sua última façanha e descobre que o esconderijo virou uma delegacia.

A Máscara do Zorro
Record, 15h45.
(The Mask of Zorro). EUA, 1998, 136 min. Direção: Martin Campbell. Com Antonio Banderas, Anthony Hopkins. Um envelhecido dom Diego prepara sucessor, mantendo viva a dinastia Zorro.

Titio Não É Sopa
Cultura, 16h30.
Brasil, 1960, 80 min. Direção: Eurides Ramos. Com Procópio Ferreira, Eliana, Herval Rossano. Malandro carioca convence o tio rico a fazer uma doação para um asilo. Chanchada. P&B.

Crocodilo
Record, 20h15.
(Crocodile). EUA, 2000, 93 min. Direção: Tobe Hooper. Com Mark MacLaughlin, Caiyhim Martin. Grupo de adolescentes em viagem brincam com ninho de crocodilo, sem saber o que despertarão.

Terras Perdidas
Bandeirantes, 20h30
(A Thousand Acres). EUA, 1997, 105 min. Direção: Joalyn Moorhouse. Com: Michelle Pfeifer, Jennifer Jason Leigh. Dono de fazenda decide dividir sua propriedade entre suas filhas; segredos vêm à tona e geram problemas.

Breakdown - Perseguição Implacável
SBT, 22h35.
(Breakdown). EUA, 1997, 92 min. Direção: Jonathan Mostow. Com Kurt Russel, Kathleen Quinlan. Gentil caminhoneiro que se prontifica a ajudar Russel, quando seu carro quebra na estrada, seqüestra sua mulher. "Thriller" policial quilômetros acima da média.

Onde os Homens São Homens
Bandeirantes, 23h30.
(McCabe and Mrs. Miller). EUA, 1971, 121 min. Direção: Robert Altman. Com Warren Beaty, Julie Christie. Sem conhecer o negócio, McCabe adquire bordel numa vila do Oeste.

Homens à Deriva
Globo, 0h40.
(Lakeboat). EUA/Canadá, 2001, 98 min. Direção: Joe Mantegna. Com Charles Durning, Peter Falk, Andy Garcia. Jovem com uma visão romântica da vida no mar embarca em um navio como ajudante de cozinha, para passar as férias. Inédito.

O Efeito Dominó
SBT, 1h35.
(The Trigger Effect). EUA, 1996, 96 min. Direção: David Koepp. Com Elisabeth Shue, Kyle MacLachlan, Dermot Mulroney. O blecaute no sul da Califórnia e suas implicações na vida de um casal. Aliás, entre outras, de casal passamos a um triângulo amoroso.

Sinfonia de Paris
Globo, 2h15.
(An American in Paris). EUA, 1951, 115 min. Direção: Vincente Minnelli. Com Gene Kelly, Leslie Caron. No pós-guerra, ex-soldado americano, hoje pintor, encontra e ama jovem parisiense. Muito prestígio na época, hoje parece menos.

Prova de Fogo
SBT, 3h20.
(Without Limits). EUA, 1998, 117 min. Direção: Robert Towne. Com Billy Crudup, Donald Sutherland. Biografia do corredor Steve Prefontaine e sua busca por recordes. Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Ereções 2004! Marta lança o Ruga Zero!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.