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Filme tem arsenal de efeitos
especial para a Folha
Uma das características mais
marcantes da linguagem visual
de "Cidadão Kane" é a célebre
profundidade de campo conse
guida pelo diretor de fotografia
Gregg Toland, que permitia a
convivência de até três planos
de ação na mesma tomada.
"Cidadão Kane: O Making
Of" mostra, entretanto, que
muitas das cenas filmadas apa
rentemente com foco profun
do são, na verdade, fruto de en
genhosos efeitos de câmera ou
de pós-produção.
O exemplo mais notável é o
da tentativa de suicídio de Su
san, a segunda mulher de Kane.
Em primeiro plano, aparece
um vidro de remédio vazio so
bre uma mesinha; em plano in
termediário, Susan jaz desfale
cida na cama; ao fundo, Kane e
um empregado arrombam a
porta e entram no quarto.
O grande crítico francês An
dré Bazin exaltava esse mo
mento do filme por conter, nu
ma única tomada, uma narrati
va lógica de causa e efeito, e ci
tava-o como exemplo de realis
mo cinematográfico, pois res
peitava a continuidade de espa
ço e tempo, ao contrário da
montagem tradicional.
Robert Carringer mostra
que, se Bazin acertou no ataca
do, errou no varejo, pois a ce
na, tal como a vemos, é produ
to de um truque ilusionista.
Eis, no livro, a descrição do
procedimento: "De início, o
primeiro plano foi iluminado e
focalizado, e filmado com o
plano de fundo obscurecido.
Depois, o primeiro plano foi
obscurecido, o fundo ilumina
do, a lente reajustada, o filme
rebobinado, e a cena refilma
da." Ou seja: em vez de pro
fundidade de campo, o que há é
uma imperceptível sobreposi
ção de duas imagens.
Outra proeza de Gregg To
land é a imagem distorcida, fil
mada a partir do chão, da en
fermeira que entra no quarto
de Kane logo depois que ele
morre. Welles queria que a ce
na fosse vista como "através de
cacos de vidro".
Toland colocou na frente de
sua lente grande-angular uma
lente redutora que produzia
efeito semelhante ao de um bi
nóculo invertido.
O resultado, para Carringer,
"é um precursor da lente gran
de-angular 'olho de peixe', que
se tornou comum na década de
60". Pena que, na edição brasi
leira, as reproduções de ima
gens como essas sejam de mui
to má qualidade.
(JGC)
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