São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

CD é repleto de positividade

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nome histórico do hip hop nacional, respeitado e lembrado como influência pela maioria dos rappers do país, MC Jack ressurge e traz um forte sopro de leveza e otimismo para o estilo. Com "Meu Lugar", Jack realiza a façanha de fugir dos clichês do rap sem soar antiquado ou saudosista, mesmo com canções que chegam a datar de 15 anos atrás.
Bem produzido, o disco agrega colagens caprichadas -a faixa-título traz dez samples, de Originais do Samba a Thaíde & DJ Hum-, scratches hábeis, batidas firmes. Baixo e guitarra colorem algumas faixas, e estilos diferentes enriquecem o rap do bem de Jack, fazendo o disco agradabilíssimo, sem apelar para o comercialismo.
Ecos da Jamaica aparecem em "Sabe Nada" e em "eu Mundo" graças à participação de Toaster Eddie. "Vida e Morte Severino" evoca o samba-rock, com guitarra funky, linha de baixo sofisticada, vocais de apoio femininos e sample de uma música de Eumir Deodato. Grande momento do disco.
Mas o diferencial da obra de Jack são as letras, não pela forma, com algumas rimas capengas, mas pelo conteúdo repleto de positividade. Alegria consciente é o mote, e é a nossa vez de ficarmos alegres. (MARCELO VALLETTA)


Meu Lugar
   
Artista: MC Jack
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Música/lançamento: Pioneiro do hip hop, MC Jack volta com "Meu Lugar"
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.