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FILMES
TV ABERTA
Bruce Willis e Nick Nolte superam trama fraca
O Retrato Perfeito
SBT, 14h15.
(Picture Perfect). EUA, 95. Direção:
Joseph L. Scanlan. Com Richard Karn,
Dave Thomas. Dois adolescentes juntam
as respectivas famílias, tentando ganhar
concurso de TV que busca a família
perfeita. Feito para TV. Inédito.
Um Caso Quase Perfeito
Rede TV!, 15h15.
(An Almost Perfect Affair). EUA, 79, 82
min. Direção: Michael Ritchie. Com Keith
Carradine, Monica Vitti. Cineasta tenta
liberar seu filme, apreendido pela
censura francesa. Entrementes, envolve-se com a mulher de um colega francês.
Comédia romântica bem imperfeita,
apesar de Monica.
MacGyver - Julgamento Final
Rede TV!, 18h.
(MacGyver - Trail to Doomsday). EUA, 94,
93 min. Direção: Charles Correll. Com
Richard Dean Anderson. Em mais uma
aventura da série, MacGyver investiga a
morte de um amigo.
Rebeldes
Globo, 23h.
(Foxfire). EUA, 94, 102 min. Direção:
Annette Haywood-Carter. Com Hedy
Burress, Angelina Jolie. Aluna nova
congrega as antigas, vítimas usuais do
assédio de um professor de biologia.
Daqui por diante, elas decidem que a
vida será outra. Saga feminista com base
em romance de Joyce Carol Oates.
Inédito.
À Beira da Loucura
SBT, 23h45.
(Breakfast of Champions). EUA, 99, 110
min. Direção: Alan Rudolph. Com Bruce
Willis, Nick Nolte. Um vendedor de carros
(Willis) questiona a própria existência.
Elenco forte à procura de um filme.
Inédito.
O Perfume de Emmanuelle
Bandeirantes, 1h30.
(Emmanuelle's Perfume). França, 92, 90
min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia
Kristel, Marcella Walerstein. Agora meio
na decadência física, Emmanuelle trata
de aproximar amantes (no caso, um
amigo escritor em crise, que quer
conquistar uma garota). Kristel presa,
sempre, à criatura Emmanuelle, que por
sinal lhe é inferior.
Dia da Justiça
SBT, 1h45.
(Deadlocked). EUA, 2000. Direção:
Michael W. Watkins. Com David Caruso,
Charles S. Dutton. Pai sequestra o júri
que condenou seu filho por estupro e
assassinato. Para libertar os jurados,
exige que o promotor do caso prove, em
um dia, a inocência do rapaz. Feito para
TV.
No Mundo da Lua
Globo, 2h50.
(Pontiac Moon). EUA, 94, 106 min.
Direção: Peter Medak. Com Ted Danson,
Mary Steenburgen. Professor e seu filho
visitam lugares célebres do Velho Oeste,
no momento em que o homem chega à
Lua. Ou seja, buscam velhos valores em
um novo momento.
Um Rosto sem Passado
SBT, 3h25
(Johnny Handsome). EUA, 89, 94 min.
Direção: Walter Hill. Com Mickey Rourke,
Ellen Barkin. Depois de ser traído por dois
companheiros de crime, ladrão que tem
o rosto desfigurado (Rourke) decide ir
atrás dos traidores que, no mais, têm
culpa pela morte de um amigo seu.
Mulher Maravilha
SBT, 5h10.
(Wonder Woman). EUA, 74, 73 min.
Direção: Vincent McEveety. Com Cathy
Lee Crosby, Ricardo Montalban. Crosby,
mulher nem tão maravilha assim,
enfrenta um vilanesco Montalban, já
meio batendo pino. Feito para TV.
(IA)
TV PAGA
"Pantaleão" ri do militarismo latino-americano
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
O espectador mais suspeitoso deve optar por "Moulin
Rouge" (Telecine Premium,
21h30), de Baz Luhrmann, em detrimento de "Pantaleão e as Visitadoras" (Telecine Happy,
19h45), de Francisco Lombardi.
"Moulin Rouge" dividiu opiniões: há os que o consideram genial e os que o acham um abacaxi
solene. Estou na segunda categoria, e, nela, faço parte dos que podem achar prazer num abacaxi,
mas não suportam a solenidade.
Passemos pela história simplória (garota do Moulin Rouge se
apaixona por um poeta pobre e levanta a ira de seu protetor) -elas
são de lei nos musicais. Bem menos aceitável é o aspecto "artístico" da empreitada.
Pode-se alegar que há precedentes para o filme: das extravagâncias de Busby Berkeley às de
Minnelli, do barroquismo de Visconti ao de Glauber. Ok, mas
Luhrmann sobrecarrega a imagem até a saturação sem nos dizer
nada de especial. Ou antes, noves
fora o empetecamento, não diz
nada nem de não-especial. Parece
aqueles filmes das velhas repúblicas, onde o significante era "arte"
e o significado idem.
Já "Pantaleão", é um filme peruano, fenômeno em princípio
assustador. O fato de ser baseado
num romance de Mario Vargas
Llosa com certeza ajuda. A atriz
principal, belíssima, também.
Mas é sobretudo a simpatia do
filme de Lombardi que pode nos
seduzir, apesar da fotografia sem-graça. A história diz respeito a um
militar caxias chamado a desenvolver um projeto altamente secreto: criar uma rede de visitadoras (leia-se prostitutas) para os
quartéis de fronteira, evitando assim as muitas queixas de estupros
praticados pelos soldados.
O que interessa aqui, a rigor, é a
bem-desenvolvida tensão entre o
estapafúrdio da missão e o cego
profissionalismo de Panta. Maneira de rir do não-raro sinistro
militarismo latino-americano.
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