São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURISMO

Série faz exploração "descartável" da Europa

MÁRCIO SENNE DE MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro e o segundo episódios de "Eurotravel: Europa Desconhecida", que estréiam hoje, às 21h30, no Eurochannel, até partem de um pressuposto louvável: desvendar ao telespectador um universo inusitado, que ele dificilmente pensaria em explorar.
A narrativa privilegiada pelos idealizadores da série, contudo, torna o resultado desinteressante, maculando a boa idéia original. A preferência por instantâneos, por histórias pessoais, que deveriam representar o universo em sua totalidade torna os documentários superficiais, sem nexo aparente.
Do primeiro episódio, "Paris-Moscou en Bus", seria normal esperar paisagens tão belas quanto distintas, do verde das Ardenas na divisa entre a França e a Bélgica ao branco acizentado glacial de Belarus ou da Rússia, onde a temperatura, na viagem de ônibus mostrada no filme, chega a - 20 C.
Porém apenas instantâneos do enfado ou da animação, dependendo do ponto das 60 horas de viagem, dos passageiros são alvo da atenção dos realizadores do documentário. O problema é que essa opção torna o enfado dos personagens contagiante tal a falta de interesse do que é mostrado.
Não fica claro por que, entre 30 ou mais passageiros, são protagonistas uma francesa e o filho adolescente, um russo de volta para casa após um período na França ou um músico de circo. Também não se explica o que os une, além do acaso de terem escolhido o mesmo meio de transporte.
No segundo episódio, "Savon de Marseille", o objetivo é mostrar uma família de fabricantes do tradicional sabonete do sul da França cujo destino expõe as agruras de toda a indústria regional. Embora menos entediante por entrar num universo um pouco mais cativante para os leigos, também fica longe de prender a atenção telespectador.
Os filmes não desvendam mistérios nem chegam a ter o -discutível- interesse de um "reality show". São só descartáveis.


Europa Desconhecida
Quando:
hoje, às 21h30, no Eurochannel


Texto Anterior: Shows: 2006 terá Sónar, Shakira, Seal e Bob Dylan
Próximo Texto: Marcelo Coelho: De Bronco a Maxwell Smart, um longo caminho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.