São Paulo, segunda, 5 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO
Filmes na TV

Programação aberta
DAY-O, UM AMIGO DE INFÂNCIA
SBT, 13h45. (Day-O). EUA, 1992, 91 min. Direção: Michael Schulz. Com Delta Burke, Elija Wood e Charles Shaughnessy. Garota cria um amigo imaginário por causa da falta de atenção que seus pais lhe dispensam. Agora, aos 35, recebe uma "visita" do amigo de infância, que lhe ajuda a escapar de algumas situações delicadas. Recomendável apenas para crianças que não recebem atenção dos pais e que não têm amigos para brincar no horário ou coisa melhor para ver na TV.

CORAÇÕES ROUBADOS
Bandeirantes, 13h.
(Baby Brokers). EUA, 1994, 92 min. Direção: Mimi Leder. Com Cybill Shepherd, Tom O'Brien. Uma mulher pretende adotar uma criança e é vítima de um casal inescrupuloso. Shepherd é uma atriz maior que esses filmes menores.

E.T. - O EXTRATERRESTRE
Globo, 15h20.
(E.T.). EUA, 1982, 115 min. Direção: Steven Spielberg. Com Dee Wallace, Peter Coyote, Drew Barrymore. Menino ajuda extraterrestre perdido na Terra e devidamente perseguido por humanos ferozes. Um clássico contemporâneo, em que Spielberg reconstrói com muita felicidade o mundo mágico da infância e o coloca no centro de seu universo. Um dos maiores sucessos e um dos principais filmes do diretor.

LEMBRANÇAS DE OUTRA VIDA
Globo, 21h45.
(Fluke). EUA, 1995, 98 min. Direção: Carlo Carlei. Com Matthew Modine, Nancy Travis, Eric Stoltz. Uma espécie de "Ghost", versão canina, com Modine morrendo em um acidente e voltando como cachorro, para proteger a família de um sócio (Stoltz) não propriamente idôneo. Inédito.

AMAR, TRAIR E ROUBAR
CNT/Gazeta, 21h30.
(Love, Cheat and Steal). EUA, 1993, 93 min. Direção: William Curran. Com Eric Roberts, Madchen Amick, John Lithgow. Assassino (Roberts) escapa da cadeia ao saber que sua ex casou com outro homem (Lithgow). Sua estratégia é destruir a vida dos dois. Mas o futuro lhe reserva surpresas.

INTERCINE
Globo, 0h15.
A escolha se dá entre o inédito "Vida de Cidade" (1991, de John Sayles, com Vincent Spano, Tony Lo Bianco) e a reprise "Excalibur" (Inglaterra/EUA, 1981, de John Boorman, com Nicol Williamson, Nigel Terry).

UMA AVENTURA EM OXFORD
Globo, 2h15.
(Oxford Blues). Inglaterra/EUA, 1984, 98 min. Direção: Robert Boris. Com Rob Lowe, Ally Sheedy, Amanda Pays. Lowe é o norte-americano que consegue uma bolsa de estudos para Oxford, Inglaterra. Até aí, tudo bem. Seu problema será se adaptar à formalidade britânica. Uma compatriota (Sheedy) o ajudará a contornar os inúmeros problemas, nessa comédia sem maiores atrativos.

TV PAGA
O cinema rebelde

da Redação

"Matou a Família e Foi ao Cinema" (Canal Brasil, 23h) é tudo o que deve evitar o espectador que espera do cinema uma diversão descomprometida.
Já quem topar o desafio verá esse belíssimo filme de Júlio Bressane, em que a gentil cultura brasileira dos anos 30/40 (representada por sua música) é confrontada com a aspereza do fim dos anos 60 (nas imagens).
Existe ali uma atmosfera que já prenuncia os piores anos do regime militar. Mas não só isso. É também um momento em que o cinema questiona-se, ousa, experimenta coisas novas.
Hoje, a questão é: como entender um cinema rebelde à norma? Mas os antigos filmes estão aí, fazem sentido (ou resistem a ele). Como "Matou a Família". (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.