São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Primas" da Flip começam amanhã

Fliporto, em Pernambuco, e Fórum das Letras de Ouro Preto, em Minas Gerais, acontecem nesta semana

SYLVIA COLOMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

Tanto os organizadores da Fliporto (Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas), em Pernambuco, como o Fórum das Letras de Ouro Preto, em Minas Gerais, não gostam de ser comparados à sua "prima chique", a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece todo ano na cidade colonial praiana do Rio de Janeiro.
Há, porém, várias características em comum entre elas. A principal é o conceito de aproximar o escritor do leitor com o mínimo de distância e intermediários possível, dar ao evento ares de sarau e, pelo menos nas aparências, mostrarem-se como festas sem finalidade comercial direta, como as tradicionais bienais do livro do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O fórum mineiro, cujo tema é "O Mistério na Literatura", começa hoje e vai até domingo na antiga cidade do ouro. Estarão entre os destaques os brasileiros João Gilberto Noll, Laurentino Gomes, Lobão, Lourenço Mutarelli, Moacyr Scliar e o francês Roger Chartier (informações sobre a programação e locais, em diferentes partes da cidade, em www.forumdasletras.ufop.br)
Para Guiomar de Grammont, organizadora do evento que é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto, mas recebe dinheiro de leis de incentivo, sua principal característica é o formato de café literário. "As pessoas podem tomar um café, um vinho, interagir mais durante as palestras", diz.
Já em sua quarta edição, o encontro vem crescendo em termos de público. Segundo Grammont, o primeiro teve uma audiência de 3.500 pessoas, enquanto para a edição deste ano esperam-se mais de 16 mil pessoas.

Nordeste
Já a Fliporto terá seus olhos voltados essencialmente para a África. O tema do encontro será "Trilhas da Diáspora". Entre os palestrantes estarão o onipresente angolano José Eduardo Agualusa (freqüentador de vários festivais literários do país) e seu conterrâneo Pepetela.
Completam o time de destaques os brasileiros Ariano Suassuna -que abrirá o evento com uma aula-espetáculo-, Thiago de Mello e Alberto da Costa e Silva, além dos portugueses Arnaldo Saraiva e José Manuel Esteves.
A programação começa amanhã e vai igualmente até domingo. Consultas sobre horários e locais das palestras podem ser feitas por meio do site www.fliporto.net.
O curador do evento, Antônio Campos, ressalta ainda as homenagens a serem feitas a Jorge Amado e Josué de Castro e conta que o polêmico acordo ortográfico será um dos temas importantes a serem discutidos durante esses dias.


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Descontração marca encontro de chefs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.