São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Meu Namorado É de Morte
SBT, 14h.
(My Boyfriend's Back). EUA, 1993, 86 min. Direção: Bob Balaban. Com Andrew Lowery, Traci Lind. Rapaz batalha muito até conseguir encontro com uma garota. Quando consegue, morre num acidente. Depois que morre, volta do além para o encontro. Comédia macabra.

True Lies
SBT, 22h.
(True Lies). EUA, 1994. Direção: James Cameron. Com Arnold Schwarzenegger, Jamie Lee Curtis, Tom Arnold, Bill Paxton, Tia Carrere, Art Malik, Eliza Dushku, Charlton Heston. O filme de espionagem, o romance e a tecnologia são vistos pelo seu lado contrário. Depois de tanta repetição, Cameron e Schwarzenegger parecem querer dizer que não é mais possível levar a sério esse tipo de cinema. O que sobra então é o humor. Filme de uma radicalidade impressionante, "True Lies" -que conta as aventuras de um agente do governo às voltas com a infidelidade de uma mulher- é uma pequena jóia. Traz dois dos grandes responsáveis pelo sucesso da aventura tecnológica em pleno momento de zombaria. Ridicularizando tudo o que acabaram se tornando.

Arrebentando em Nova York
Bandeirantes, 22h.
(Rumble in the Bronx). EUA/ Hong Kong, 1996, 91 min. Direção: Stanley Tong. Com Jackie Chan, Anita Mui, Françoise Yip. Rito de passagem do lutador e comediante Jackie Chan, que, vindo de Hong Kong, instala-se no Bronx. Não demorará muito para encontrar encrenca. E para sair-se com humor. Chan exercita seu diferencial, o humor, num filme que, se não chega a ser profundo, diverte.

Intercine
Globo, 1h50.
"Meu Querido Presidente" (1995, de Rob Reiner, com Michael Douglas, Annette Bening, Martin Sheen, Michael J. Fox) e "Zona de Perigo" (1993, de Rowdy Herrington, com Bruce Willis, Sarah Jessica Parker, Tom Sizemore) são os filmes que a emissora propõe aos noctívagos de plantão.

Duas Mulheres
Globo, 3h45.
(La Ciociara). Itália/França, 1961. Direção: Vittorio De Sica. Com Sophia Loren, Eleonora Brown. Viúva (Loren) abandona Roma no momento em que se intensificam os bombardeios sobre a cidade, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua peregrinação pela Itália lhe mostrará várias facetas da guerra. Neo-realismo meio requentado, mas ganhou Palma de Ouro em Cannes e deu o Oscar de melhor atriz a Loren.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Lima Jr. merece uma nova chance

"Na Boca da Noite" (Canal Brasil, 21h) é tido por um desses raros filmes de Walter Lima Jr. que não deram certo em nenhum sentido. Entre outras, foi um fracasso de público, desses que mal entram em cartaz.
No entanto, era adaptação de uma bela peça teatral de José Vicente, "O Assalto", sobre as relações entre um bancário que se põe a praticar um assalto e um faxineiro do banco.
O filme é de 1971, o que pode explicar muita coisa: era um momento em que ninguém compreendia o que se passava no país. Mesmo assim, arrisco dizer que vale a pena investir no filme, o segundo de uma semana dedicada a Lima Jr. É um diretor que pode se enganar, como todos, mas, mesmo quando se equivoca, tem algo a dizer sobre sua arte e o mundo. (IA)

JOVENS

GNT aborda ganhadores e perdedores

Parte da série "Jovens Idéias", o programa "Ganhadores e Perdedores" (que o GNT leva ao ar às 20h30) enfoca dois tipos distintos de jovens: os universitários -considerados, segundo o programa, verdadeiros vencedores- e os que são tachados de delinquentes, usam drogas e vivem bancados pelos pais.
Por meio de entrevistas, a atração mostra a opinião desses dois grupos, suas experiências e como eles avaliam as vantagens e os prejuízos de suas próprias escolhas.

BIOGRAFIA

Programa lembra as lutas de Che Guevara

O programa "Vidas" de hoje (que será exibido pelo canal People + Arts, 21h) aborda a história de Ernesto Che Guevara (1928-1967), líder guerrilheiro nascido na Argentina e que lutou para implantar o socialismo em países como Cuba, Congo Belga e Bolívia.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Egrégora
Próximo Texto: José Simão: Efeito Guga! Português vai jogar tenis e volta descalço!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.