São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

"Cadernos de Literatura Brasileira" chega ao nš 10

Revista tenta desvendar enigmas do escritor Ariano Suassuna

DA REPORTAGEM LOCAL

O décimo e mais volumoso número dos "Cadernos de Literatura Brasileira", editado pelo Instituto Moreira Salles, é dedicado ao escritor e colunista da Folha Ariano Suassuna.
A revista será lançada amanhã, às 20h, no Forte das Cinco Pontas, em Recife. A primeira colaboração na edição de 204 páginas é assinada pelo escritor Raduan Nassar, a quem foi dedicado o segundo número da série.
Nassar rememora o dia em que, caminhando pelos campos da fazenda Carnaúba com Suassuna, este anunciou que lhe confidenciaria as três maiores humilhações por que havia passado.
"Olha, Ariano, quem não passa por humilhações não passa pela vida", disse-lhe Nassar, para então ser conduzido até a sede da Carnaúba, onde o dono da fazenda encenou o monólogo de sua autoria "As Três Humilhações".
"No fundo, o ator magistral só inventava, eram três grandes mentiras, três grandes delírios, de genuína extração popular", escreve Raduan Nassar.
Esse "Cadernos" é feito de histórias como essa e tentativas de desvendar os enigmas do escritor que chega aos 73 anos tendo escrito alguns dos livros mais importantes da literatura brasileira, como "Auto da Compadecida" (55) e "A Pedra do Reino" (71).
A revista traz uma longa entrevista com o autor feita por editores dos "Cadernos de Literatura Brasileira", que levaram, além das suas, perguntas elaboradas pelo vice-presidente do Brasil Marco Maciel, pelo economista Celso Furtado, pelo crítico literário João Alexandre Barbosa, pela crítica teatral Mariângela Alves de Lima, pelos diretores Luiz Fernando Carvalho e Guel Arraes e pelo escritor Moacyr Scliar.
Além do depoimento de Raduan Nassar, o volume conta com textos de Millôr Fernandes e Marcos Vilaça, um poema inédito do Movimento Armorial, ilustrado pelo próprio Suassuna, e sete iluminogravuras de sua autoria.


Revista: Cadernos de Literatura Brasileira - Ariano Suassuna
Editora: Instituto Moreira Salles
Quanto: R$ 25 (204 págs.)
Lançamento: amanhã, a partir das 20h
Onde: Forte das Cinco Pontas (largo das Cinco Pontas, s/nš, s/tel, São José, Recife)





Texto Anterior: Livros apresentam visões sobre o Rio
Próximo Texto: Teatro: "Amor de Estrela" passeia pelas idiossincrasias de grande atriz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.