São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Eva Wilma lê peça de Edla van Steen hoje na Folha

"Amor de Estrela" passeia pelas idiossincrasias de grande atriz

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

As idiossincrasias de uma grande atriz compõem o enredo de "Amor de Estrela", peça inédita da escritora e tradutora catarinense Edla van Steen.
Escrita em 98, a peça ganhou última versão este ano e será apresentada hoje no ciclo Leituras de Teatro, projeto que a Folha promove desde julho de 96.
O elenco é formado por Eva Wilma, Carlos Zara, Petrônio Gontijo, Geraldine Quaglia e Cesar Guirao. A direção é de William Pereira.
Eva é Laura Vermont, atriz cinquentona cotada para os melhores papéis nas grandes montagens teatrais ou nas telenovelas.
A peça flagra a protagonista determinada a retomar o trabalho com jovens, sobretudo com algum grupo que a estimule a interpretar um texto mais denso, sem a máscara de comediante que, diz, lhe impingiram ao longa da carreira. "Sou refém do meu próprio sucesso", afirma.
Os ensaios para uma montagem; a conturbada relação com o diretor Vasco (Guirao) e a produtora Daniela (Geraldine), que aturam acessos de estrelismo; o caso amoroso com Luís (Gontijo), ator com quem contracena; o glamour e as crises existenciais compartilhados com o fiel escudeiro Paco (Zara); enfim, o universo da protagonista reflete alegrias e frustrações comuns ao ofício.
"Convivo há mais de 40 anos com as grandes estrelas do nosso teatro", diz Edla van Steen, 64, mulher do crítico Sábato Magaldi. Esse conhecimento de causa faz com que transite com segurança pelas reações da primeira-atriz. "Ator é mesmo diferente de qualquer ser humano. Ele já acorda ator. Os grandes intérpretes não podem e não conseguem viver sem o palco."
Eva Wilma, 66, se identifica mais com as situações do que com o temperamento da personagem."Não tenho a histrionice que ela mostra na vida real", diz.
O evento acontece às 19h30, no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos). A entrada é franca. Os interessados em comparecer devem fazer reservas, das 14h às 17h, pelo telefone 0/xx/11/3224-3473.


Texto Anterior: Literatura: Revista tenta desvendar enigmas do escritor Ariano Suassuna
Próximo Texto: Panorâmica - Literatura: Saramago lança "A Caverna" em Belo Horizonte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.