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São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

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RUÍDO

Gravadora indie lança CD eletrônico na rua

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Chega ao cenário musical a noção de "crossing": a gravadora independente sediada na internet Kviar Music adota o sistema para lançar o CD "Dream Land", da banda de tecno e trance X-Action, abandonando 150 cópias em locais públicos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Um dos donos do selo, Álvaro de Castro, explica que a Kviar se inspirou no "bookcrossing" (cruzamento de livros), solicitando ao consumidor que, ao encontrar um exemplar na rua, ouça-o (e copie-o, se quiser), devolva-o à rua e envie um e-mail à gravadora dizendo onde encontrou o CD, o que achou dele e onde o depositou depois.
Além de tentar criar uma comunidade aleatória de ouvintes de música, o "CDcrossing" pretende afrontar também o sistema cristalizado de comunicação entre gravadoras e o público. Em vez de reservar uma cota de CDs de cortesia para divulgação em rádios, TVs, jornais e revistas, envia cota equivalente aos próprios consumidores, sem intermediários, na rua.
Segundo Castro, a Kviar já tem recebido retornos por e-mail, de pessoas que encontraram discos em pontos de ônibus, em universidades e num banco na lagoa Rodrigo de Freitas ("repassei para meu filho, que gosta de música eletrônica, adorou o CD e fez uma cópia", disse o consumidor). Os e-mails serão publicados no site www.kviar.com.

ARRASTÃO
A Universal Music, dita gravadora número um do país, diz que as demissões desta semana representam 20% de seu quadro de profissionais. Foram demitidos funcionários que estavam na casa havia mais de 20 anos. A vice-presidência de marketing foi rebaixada a diretoria.

ESTRATÉGIA
O departamento de marketing estratégico, que vinha promovendo a reedição de clássicos do catálogo da Universal em coleções e caixas, foi drasticamente reduzido. "Considero que fiz um bom trabalho e continuarei fazendo melhor em outro lugar", afirma o diretor demitido, José Celso Guida, cujo último trabalho foi a série "Elenco", recém-lançada sob a promessa de novo lote em 2004.

ELENCO
Segundo o gerente-geral José Antonio Eboli, as mudanças estruturais foram motivadas pela crise do mercado, mas "o marketing estratégico continua funcionando normalmente, comandado por outro funcionário". Não se fala, até o momento, em redução do elenco atual, que inclui Caetano, Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Kid Abelha, Sandy & Junior etc.
psanches@folhasp.com.br

O NÃO-LANÇAMENTO

Deste disco nunca mais se teve notícia no Brasil, embora ele circule em CD com desenvoltura no Japão. Em 1975, João Donato, um dos gigantes da bossa, se atirou de cabeça no "barato total", a fuga hedonista e química da geração pós-hippie ao terror do regime militar. Para conceber "Lugar Comum", teve como parceiro essencial ninguém menos que o hoje ministro Gilberto Gil, com quem criou uma das obras mais "viajandonas" (e inventivas) da história musical brasileira. Estão ali o clássico "Lugar Comum", a moderníssima "Bananeira", a surreal "A Bruxa de Mentira", o besteirol "Que Besteira"... Se a Universal já se esquecera dessa raridade, tudo fica mais perigoso agora, com o desmanche do departamento de marketing estratégico da gravadora.


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