São Paulo, segunda-feira, 05 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Pequenos Heróis 3
Record, 14h.

(Little Heroes 3). EUA, 2002. Direção: Henri Charr. Com Kevin Scot Allen, Gregory Franklin. O terceiro exemplar da série não chega com resumo confiável, embora se saiba que ela gira em torno das relações entre crianças e cachorros. O diretor e o ator principal não estão creditados. A coisa está feia.

As Aventuras de Max Keeble
Globo, 15h35.

(Max Keeble's Big Movie). EUA, 2001, 86 min. Direção: Tim Hill. Com Alex D. Linz, Larry Miller, Jamie Kennedy. Quando os pais de Max (Linz) anunciam que a família vai se mudar para outra cidade, ele se vinga, com requintes de crueldade, dos colegas de escola que o hostilizam. A situação fica problemática quando os pais resolvem voltar atrás. Inédito.

Baladas, Rachas e um Louco de Kilt
Globo, 22h05.

(The 51st State). Inglaterra/Canadá, 2002, 93 min. Direção: Ronny Yu. Com Samuel L. Jackson, Robert Carlyle, Emily Mortimer. Jackson é o velho marginal que inventa uma nova droga e viaja a Liverpool, disposto a encontrar o comprador que garanta sua velhice. O problema é que em seu caminho existirá uma matadora disposta a tudo para pôr a mão na droga. Inédito.

Intercine
Globo, 1h55.

"Prova de Fogo" (1980, de Marco Altberg, com Pedro Paulo Rangel, Lígia Diniz) e "Como Nascem os Anjos" (1996, de Murilo Salles, com Sergio Luz, Larry Pine) são os filmes nacionais propostos para abrir a semana. Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (de segunda a sexta).

O Turista Acidental
SBT, 2h50.

(The Accidental Tourist). EUA, 1988, 121 min. Direção: Lawrence Kasdan. Com William Hurt, Kathleen Turner, Geena Davis, Bill Pullman. Escritor de guias turísticos, William Hurt não gosta de viajar. Também não é certo que goste de viver. A mulher (Turner) desiste dele. O encontro com uma outra garota (Davis) será uma espécie de luz em sua vida. Além de dirigir seus atores de maneira notável, Kasdan imprime um seguro tom agridoce à história, extraída do romance de Anne Tyler, e chega a um filme memorável.

Cada um Vive Como Quer
Globo, 3h35.

(Five Easy Pieces). EUA, 1970, 90 min. Direção: Bob Rafelson. Com Jack Nicholson, Karen Black, Susan Anspach. Nicholson é o jovem que troca sua condição burguesa pela vida operária. Existe desgosto nessa opção, embora ela não mude muito seu modo de experimentar as coisas. Filme sobre o mal-estar? Em todo caso, estar aberto à existência, mesmo à depressão, a experiências que negavam a sociedade, são características marcantes do fim dos anos 60, que aparecem no filme de Rafelson. Trabalho desigual, em que a unidade parece vir sobretudo do trabalho de Nicholson, notável. (IA)

TV PAGA

A computação mágica

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Forrest Gump - O Contador de Histórias" (AXN, 22h) ficará na história menos pelas histórias que conta o protagonista -lerdo de raciocínio e rápido de pernas- do que pelas façanhas técnicas que popularizou.
Os efeitos de computador eram para maravilhar qualquer um. Havia, por exemplo, Gary Sinise, que perde as pernas no Vietnã. Quando ele aparece sem as pernas, o efeito é assombroso.
Menos, no entanto, do que quando Forrest Gump aparece cumprimentando o presidente Kennedy. Era uma impossibilidade física maior do que um ator aparecer sem as pernas. Kennedy havia morrido, mais ou menos, 30 anos antes do filme existir.
Foi a partir daí que todo mundo deixou de acreditar na imagem como portadora da verdade.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.