São Paulo, Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS

"- Aí mano! Eu bebo todo dia cê tá ligado?
- Fumo prá cacete mano, durmo sempre aqui em frente a vendinha da Maria.
- Já vi de tudo aqui no Capão, coisa que até o Diabo duvida mano, cê tá ligado?
- Sobrevivo comendo coisas que ganho mano, e até reviro os lixo, é mó treta com os cachorro, cê tá ligado?
- Já fui esfaqueado duas vezes, mano, uma pelo Luiz Negão, e a última foi pelo Sandrinho e o China, uns moleque forgado de porra.
- E agora você pensa, tudo isso e eu ainda tô vivo mano, agora uma pá de maluco que comia bem pra caralho já foi embora, é só você pensar, o Senna, o Jânio, o João Paulo, o PC Farias, a mãe do Collor, o irmão do Collor, o Leandro, aquele da dupla sertaneja cê tá ligado? Então num é embaçado mano, aí eu vou sair fora agora, vai ter um boi na brasa lá no Saldanha, e hoje eu vou comer que nem um cachorro, falou Matcherros, depois a gente se cruza.
- Falou Carimbê, depois a gente se tromba."

"Era véspera de Natal, os três em volta da árvore brilhante, se é que se pode chamar um cabo de vassoura em um pote de margarina com cimento e quatro varetas de bambu com pedações de algodão de árvore de natal. Rael perqunta por que Natal tem árvore de natal e papai Noel.
- É porque com o passar do tempo, o homem foi esquecendo o espírito real do Natal, então fez essa invenção toda, meu "fio".
- Ah! sei. Foi mais um suspiro que uma demonstração de entendimento.
E eram já vinte horas.
E era vazio o lugar dos presentes.
e era quase Natal."


Trechos de "Capão Pecado"



"(...) Da ponte João Dias pra cá é outro mundo, tá ligado? Eu nem sei o significado do nome Capão e nem porque seria Redondo. Eu era bem pivetinho e já ligava o nome Capão Redondo a sofrimento. Oitenta por cento dos primeiros moradores eram nordestinos, analfabetos, gente muito humilde, sofredora, que gosta das coisa certa. Gente que aprendeu a não perdoar falhas."


Trecho de apresentação, escrito por Mano Brown




Texto Anterior: Bem-vindo ao "fundo do mundo"
Próximo Texto: Favela carioca vai virar filme
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.