São Paulo, Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas realiza encontro no sábado

das Regionais


Em Campinas (99 km a noroeste de São Paulo), pelo menos oito companhias de Folias de Reis, festejo que integra o ciclo natalino da cultura tradicional brasileira, vão se reunir sábado no primeiro encontro de grupos da cidade. Na ocasião, será inaugurada a igreja dos Santos Reis em uma ocupação de sem-teto.
O encontro dos grupos é inédito e marca o renascimento da festa, que representa uma tradição ibérica de 2.000 anos, na cidade.
Campinas tem hoje pelo menos 15 grupos de Folias de Reis formados por moradores.
Segundo a cientista social Célia Maria Cassiano, que estudou a cultura das Folias de Reis na cidade em um mestrado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o município tem se tornado uma referência para a cultura tradicional nacional porque abriga importantes grupos do folclore brasileiro.
Entre as companhias que têm se destacado estão o Grupo Folclórico Campinense e o Grupo Folias dos Reis da Vila Pompéia Renascer, já tradicionais na cultura popular do município.

Igreja dos Santos Reis
O encontro, que marca a inauguração da igreja dos Santos Reis, acontece na segunda maior ocupação de sem-teto da cidade, o Jardim Monte Cristo.
O acampamento, que abriga cerca de 4.000 moradores, começou a ser formado em 1997. A igreja construída no local passará, a partir do próximo ano, a fazer parte do roteiro obrigatório das Folias de Reis do município.
Durante todo o sábado, será possível ver no acampamento os grupos da cidade apresentando todas as passagens simbólicas da Folia de Reis na igreja.
"Campinas está dando um importante passo para a manutenção da cultura tradicional com esse encontro", disse a pesquisadora Maria Cassiano.
Segundo Maria Cassiano, Campinas possui um grande número de grupos do gênero porque concentra migrantes vindos, principalmente, de Minas Gerais, Estado que tem fortes representações de grupos de Folia de Reis e de congadas, principalmente.
(ANA PAULA SCINOCCA e RICARDO BRANDT)

Texto Anterior: O Estado Oculto: Folias ganham mais festejos em SP
Próximo Texto: Manifestações podem desaparecer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.