São Paulo, Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestações podem desaparecer

da Redação


A Folia de Reis é uma manifestação de cultura tradicional difundida no Estado de São Paulo. Existem festas em 93 dos 645 municípios do Estado, segundo levantamento feito pelo presidente da Comissão Paulista de Folclore e coordenador da área na Secretaria de Estado da Cultura, Toninho Macedo.
Entretanto representantes da cultura popular, como os figureiros (artesãos que produzem cenas cotidianas com barro cru), estão relegados a apenas sete cidades. O samba de bumbo (vertente do samba tradicional em SP) só pode ser visto em três municípios, e o samba lenço só tem representação em Mauá, segundo o levantamento.
"Há alguns anos, com o crescimento das denominações evangélicas, tem acontecido uma perseguição branca às manifestações tradicionais. Eu fiquei sabendo de casos, no Vale do Paraíba, de sacerdotes que convocavam os "convertidos" a queimar as violas, a deixar de realizar as festas", diz Macedo.
Por outro lado, segundo o pesquisador, as secretarias de Cultura das cidades abafam parte das manifestações populares, preferindo divulgar festas institucionais, como a da uva ou do figo, às manifestações populares espontâneas que acontecem nos municípios.
O etnomusicólogo Paulo Dias, criador do grupo de estudos Cachuera!, vê também um certo preconceito em relação a comunidades que lidam com a cultura tradicional no Estado.
"Quando eu perguntava nas cidades sobre a presença de grupos de congada, sempre alguém dizia: "Ah! Aqueles bêbados?". O que ninguém procura entender é que a cachaça tem um significado ritual na congada. Ela é usada, por exemplo, para amaciar o couro dos tambores, antes de eles serem expostos ao fogo, para dar afinação", afirma.
Dias diz que passou a perguntar pelos congadeiros nos bares mais antigos das cidades. E os encontrou. (RODRIGO DIONISIO)


Texto Anterior: Campinas realiza encontro no sábado
Próximo Texto: Multimídia - "The New York Times": Aleijadinho criou "versão mulata" do barroco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.