São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TVs enterram projetos dos 450 anos de SP

Renato Rocha Miranda/TV Globo
UM SÓ SAFANÃO Humilhada, Ana Schmidt (Maria Fernanda Cândido) dá um tapa no mau-caráter Rodolfo (Marcello Antony), em "Um Só Coração"; minissérie estréia hoje com capítulo especial

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Com exceção da Globo, todas as outras redes de TV já consideram enterrados seus megaprojetos para os 450 anos de São Paulo.
Fora a estréia hoje da minissérie global "Um Só Coração", em homenagem à cidade, nada de tanto impacto deverá ir ao ar para a comemoração do aniversário.
O motivo é simples: com a crise, anunciantes decidiram não investir nos diversos pacotes apresentados pelas emissoras desde meados de 2003. As TVs, avalia o mercado, exageraram no otimismo em relação ao evento e superestimaram seu apelo publicitário.
O SBT, por exemplo, lançou em julho 12 projetos, de reforma de pontes a revitalização de praças. Até a manhã de ontem, nada havia saído do papel (o canal tentaria negociar à tarde patrocínio da transmissão de um show para não deixar a data passar em branco). A Record também deve engavetar o plano de criar uma maratona.
Para Antonio Rosa Neto, consultor de mídia, um dos problemas dos 450 anos é que a data não está relacionada a consumo. "Não é um dia em que se possa estimular as vendas, em que haja troca de presente, como Natal, Dia das Mães etc. Com a crise, as empresas não costumam investir em publicidade institucional, como seria o caso do aniversário de SP, mas em propaganda de varejo."
Fora isso, diz, 25 de janeiro está na entressafra publicitária _época de poucos anúncios_, que vai do Natal ao Carnaval.

OUTRO CANAL

Chapéu 1
Silvia Abravanel, filha polêmica de Silvio Santos, ajudou a Record a dar um banho de audiência na TV do pai. No sábado, foi a "personalidade" do quadro do chapéu, no "Raul Gil". Xingando a Deus e todo mundo, deu pico de 16 pontos no Ibope (seis a mais do que o programa costuma alcançar) e deixou o canal em segundo, perto da Globo. Ontem, ela estrearia como apresentadora no SBT.

Chapéu 2
Na média, Raul Gil deu 8 pontos, contra 6 do SBT e 17 da Globo. Depois de meses na geladeira, o quadro do chapéu voltou ao ar e já tem participações gravadas até fevereiro, com figuras como Conte Lopes, Sérgio Mallandro e Agnaldo Timóteo.

Registro
No primeiro domingo do ano, Faustão ganhou do SBT por 20 a 13. A Globo marcou 17 pontos com seu "Show da Virada", 27 com a São Silvestre masculina e 23 com a feminina. Cada ponto equivale a cerca de 48,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

Tudo igual
A campanha contra a baixaria na TV já tem um alvo e tanto em 2004: a nova edição da "Casa dos Desesperados", um "reality show" de Sérgio Mallandro (TV Gazeta), que ele jura ser mesmo real. Na cópia mais que trash do "Big Brother", figuras bizarras quase se matam dentro de uma kitchenette.

laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: Acabou a gandaia! Agora é cair no real!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.